Projeto de construção da cidadania

0
849

Foto:

Clóvis Santinon orienta os policiais participantes do projeto

No auditório da Diretoria de Ensino Centro-Oeste (Deco), policiais, líderes comunitários, imprensa local, membros do Poder Judiciário e demais autoridades do bairro se uniram no dia 14 de março para lançar o Projeto “Cidadania e Valorização da Vida”. A iniciativa do 4º Batalhão da Polícia Militar Metropolitana e da Deco pretende modificar o policiamento em 14 escolas da Lapa. O objetivo é melhorar a prevenção à violência e ao uso de entorpecentes entre os jovens.
O programa é baseado no “Jovens Construindo a Cidadania”, implantado pela Polícia Militar em todo o Estado de São Paulo. Participaram do lançamento o responsável pelo Comando de Policiamento de Área (CPA-M5), Clóvis Santinon, o representante do Comando Geral da PM, Fernando Pereira, o comandante do 4º BPM/M, Luiz Nakaharada, a dirigente da Deco, Walkyria Cattani, o diretor do Fórum da Lapa, Fernando Antônio Torres Garcia, e o advogado Amaury Dal Fabbro.
Walkyria afirmou que sem os alunos, com certeza, esta iniciativa não existiria. A razão de ser do projeto é o estudante, que precisa se preparar para se tornar um cidadão. Ela disse que a secretaria tem se empenhado para construir uma escola não-elitista, onde pessoas com necessidades especiais, jovens de liberdade assistida têm a oportunidade de serem inclusas no sistema educacional estadual. A Polícia Militar também pode participar neste processo de conscientização e formação da cidadania. “As 14 escolas da Lapa, que receberão esta iniciativa, poderão dar o exemplo para as demais 6,1 mil instituições de ensino em todo o Estado de São Paulo”, disse a responsável pela Deco, representando o Secretário de Educação, Gabriel Chalita. A professora ainda vai enviar CD-ROM para as escolas conhecerem mais profundamente o programa.
Nakaharada, por sua vez, destacou que o policial será um agente institucional dentro das instituições de ensino, interagindo com o aluno e ensinando as práticas que valorizem a democracia. Já o coronel Pereira afirmou que educar é o ato mais sublime do ser humano. “O maior valor da Polícia Militar é o seu recurso humano. O homem e a mulher policial são o que de melhor temos na corporação. Com apoio da comunidade, temos certeza de que os policiais na sala de aula estarão prevenindo a criminalidade e agindo na segurança do futuro”, disse o representante do Comando Geral, elogiando a iniciativa.
Além das Secretarias de Segurança Pública e da Educação, o “Cidadania e Valorização da Vida” conta com a parceria das Sociedades Amigos de Bairro da região, o Rotary Club de São Paulo Lapa, Associação Cristã de Moços da Lapa, de integrantes do Poder Judiciário, demais lideranças comunitárias e do Jornal da Gente, a mídia local que acompanhará os rumos do projeto.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA