Projeto deixa aula divertida

0
993

Foto:

Proposta educativa desperta a curiosidade dos alunos

O projeto da Universidade São Paulo” ABC na Educação Científica- Mão na Massa”, ministrado pela Estação Ciência, desde 2001, para capacitar professores de 1ª à 4ª série vem tornando as aulas de ciências mais divertidas com uma metodologia que auxilia o professor e estimula o estudante a participar, desenvolver potenciais de expressão, observação e cidadania crítico durante as pesquisas e experimentos.
As responsáveis pela formação de mais de mil educadores que passaram pelo projeto, Beatriz de Castro Athayde e Simone Falcone, repassam aos profissionais de educação metodologias que inovam o aprendizado, onde os educadores colocam em prática aulas mais versáteis e interativas, atraindo a atenção do aluno para a disciplina.
A professora e coordenadora pedagógica da Escola Estadual Alfredo Paulino, Rosangela de Lima Yashell, já passou pelo “Mão na Massa” e aplica a metodologia na unidade de ensino localizada no Alto da Lapa.
A coordenadora repassa o apredizado aos professores que aplicam a metodologia em sala de aula. Em uma das aula da série os alunos selecioram objetos que eles acreditavam futluar e outros que para eles não flutuavam quando colocados dentro de um recipiente com água.
A experiência em sala de aula mostra como a água influi no comportamento desses corpos. “Se eu emergir um lápis em um recipiente com água ele futua ou não futua?”, pergunta a professora ao mergulhar o objeto que logo em seguida flutua para supresa de alguns alunos. “Vamos rabalhar o por quê isso acontece. Eles vão levantar as hipóteses. Depois, juntos, eles vão descobrir que é porque o lápis é leve (um corpo flutua ou não dependendo da sua densidade)”, explica Rosangela Entre as escolas da região que utilizam a metodologia estão a Escola Estadual Vitor Oliva, (Alto da Lapa), e João Cruz Costa ( Jaguaré).
Mais informações pelo telefone 3673-7022 ramal 224, de terça a sexta-feira das 9h às 12h, ou pelo www.eciencia.usp.br .

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA