Projeto faz inclusão de deficientes

0
933

A Apia – Atividades e Projetos de Inclusão pela Arte – é um dos mais novos espaços artísticos da região. Trata-se de uma organização da sociedade civil inaugurada na primeira quinzena de agosto pela pedagoga Maria Inês Dell Tedesco Grell e seu filho Paulo Eduardo, com o objetivo de oferecer cursos e oficinas semestrais gratuitas de modelagem em cerâmica para jovens e adultos deficientes e em situação de risco social.
Segundo Maria Inês, a entidade utiliza as artes plásticas como instrumento de inclusão, favorecendo o resgate cultural, a geração de renda e o exercício da cidadania.
Ela conta que tudo começou há três anos quando a família montou um pequeno ateliê para o filho Paulo, 23 anos, portador de deficiência mental. “Era uma alternativa de trabalho para o Paulo, que faz peças em cerâmica desde os onze anos”, revela a mãe.
A ocupação criada para seu filho resultou no Projeto Apia, por conta de uma encomenda de 6 mil peças em cerâmica, feita por uma loja de essências, onde Maria Inês compra matéria-prima. “Eu levei uma amostra para comprar material e eles se interessaram e pediram as peças. Como o pedido era grande, o Paulo convidou alguns amigos e surgiu a idéia do projeto em um espaço mais amplo”, conta ela.

Cursos

Com quinze alunos, o processo de inclusão é feito por meio dos cursos semestrais com aulas de três horas, duas vezes por semana. Durante as aulas, os alunos aprendem técnicas de modelagem e criação de cerâmica e história da arte e de cerâmica. A organização também dá oportunidade aos jovens de visitar espaços culturais, exposições, museus e de participar de atividades que visam a formação, integração em grupo e o aumento da auto-estima dos alunos. Para manter o trabalho, Maria Inês realiza bazares e recebe doações espontâneas da comunidade e de empresários. Rua Antonio Mariz, 133, na Lapa. Telefone: 3645-0627.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA