Projeto ousado de revitalização

0
754

Foto:

Patrícia Faro mostra o projeto para membros da Acomel

JOSÉ DE OLIVEIRA JR. REPÓRTER

O Mercado Municipal da Lapa já tem um estudo arquitetônico arrojado, que contribuirá para a sua revitalização e modernização. O projeto da arquiteta recém-formada pela Faap, Patrícia Massarente Faro Alves tem a ousadia de construir dois mezaninos, uma área reservada para carga e descarga de caminhões (doca), um estacionamento elevado, oito elevadores, escadas rolantes, além de fachadas, paredes e tetos envidraçados. Nos mezaninos, haveria espaço de lazer, Praça de Alimentação. No último patamar, haveria um mirante para que as pessoas visualizassem a paisagem do bairro.
O estudo da arquiteta demorou um ano para ser concluído e fez parte do Trabalho Final de Graduação (TFG), uma espécie de monografia de final de curso. O projeto foi apresentado para os membros da Associação dos Comerciantes do Mercado da Lapa (Acomel) na última quinta-feira, dia 25 de novembro.
Patrícia também propôs a revitalização do entorno, com calçadão na Rua Conrado Moreschi e ampliação da Praça Miguel Dell’Erba até a entrada do Mercado da Lapa. Os pontos de ônibus seriam transferidos para o Terminal e as estações de trem seriam unificadas, com uma saída perto do Mercado. Desta forma, a arquiteta acredita que os pedestres andariam mais livremente pelas calçadas, sem barreiras físicas, provocadas pelo trânsito, o comércio ambulante e o Viaduto da Lapa, com acesso mais facilitado ao Mercado da Lapa.
Estas intervenções também mudariam o aspecto degradado da área comercial do bairro, mudando o tráfego de veículos. O estacionamento suspenso teria vários andares e estaria localizado na Rua Cincinato Pomponet em cima das lojas já existentes.
“Todas as mudanças propostas pretendem dar mais visibilidade ao importante Mercado da Lapa, sem descaracterizar o seu estilo arquitetônico”, realça Patrícia, destacando que o arco do meio terá de ser aumentado para 25 metros, com o intuito de abrigar os dois mezaninos: um mediria 4.060 metros quadrados e o outro, 610 metros quadrados.
Segundo o subprefeito da Lapa, Adaucto José Durigan, a idéia é que a próxima gestão estude o projeto para criar um projeto-executivo, que servirá para avaliar técnica e economicamente a sua viabilidade.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA