Projeto propõe união

0
599

Foto:

Mesa que participou do evento na ACSP-Lapa

“Tudo o que realizar com força e coragem, a ponto de empenhar sua alma, dará certo”. Esta é a opinião do vice-presidente da Federação das Associações Comerciais de São Paulo (Facesp), Marco Aurélio Bertaiolli, que proferiu uma palestra sobre o Projeto Empreender na quarta-feira, 7 de maio, na sede da Associação Comercial de São Paulo – Distrital Lapa (ACSP-Lapa). Além da Facesp, a iniciativa conta com a participação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP), da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (Cacb). O projeto visa reduzir a mortalidade das micro e pequenas empresas, por meio da união de companhias que atuam num mesmo segmento, reduzindo custos, aumentando a produtividade e melhorando resultados.
Segundo dados divulgados pelo vice-presidente da Facesp, Marco Aurélio Bertaiolli, de cada 10 companhias constituídas no período de cinco anos somente 28% permanecem abertas. “É o maior índice de mortalidade infantil de empresas no mundo”. O problema, segundo ele, é o isolamento das empresas de pequeno porte, que não têm condições de arcarem com os custos, os juros altos cobrados pelos bancos e com a competição.
Mas se os microempresários que atuam num mesmo setor se unirem, diz, a falência diminuirá significativamente. “Nas cidades catarinenses de Blumenau, Brusque e Jaraguá do Sul, onde foram desenvolvidos os núcleos de empreendedores em 1990, 96 em cada 100 empresas continuaram produtivas depois de cinco anos”, afirma.
Bertaiolli contou que o Empreender começou a ser adotado em 1991 em micro e pequenas empresas porque elas correspondem a 59% dos empregos no País. São 4,5 milhões de companhias familiares ou de pequeno porte, representando 98% das empresas do Brasil, empregando 60 milhões de pessoas e respondendo por 48% da produção e 42% dos salários pagos no mercado brasileiro. Esses números dão idéia da situação delicada da economia, caso as micro e pequenas empresas sofram problemas financeiros.
De acordo com a avaliação de Bertaiolli, quem entrou no projeto conseguiu aumentar em 30% a oferta de postos de trabalho. A produção, o faturamento, a margem de lucro e a influência da companhia em suas comunidades também cresceram, graças ao ingresso no Empreender, onde os interessados fazem reuniões regulares para discutir alternativas e suprimir os problemas, sendo auxiliados por um profissional empreendedor.
Quem quiser ingressar no projeto ou obter mais informações, basta entrar em contato com André Gil Sanchez Júnior, o consultor responsável pela implantação do projeto na ACSP-Lapa, pelos telefones 3837-0544 e 3837-0174, ou visitando a sede da entidade, na Rua Martin Tenório, 76, 1º andar.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA