Reciclagem dá vida a miniaturas

0
1104

Na Vila Hamburguesa, Láercio Stancari trabalha numa escola de idiomas e coleciona a simpatias e amizades, sobretudo por parte da garotada. Em Pirituba, ele prefere o recolhimento de seu ateliê para se dedicar a uma paixão: a arte de reciclar o vidro, criando delicadas miniaturas de monumentos famosos como a Torre Eifel, Arco do Triunfo, imponentes catedrais ou mesmo construções locais. “Já faz sete anos que me dedico a esse tipo de atividade sem nunca ter feito curso algum”, relata o artesão.
Todas as obras são criações próprias e feitas à mão. O artista explica que não utiliza nenhum tipo de ferramenta elétrica na montagem da miniaturas. Segundo ele, cada pedaço de vidro é cortado, lixado e limpo antes de ser unido (tudo manualmente) com cola especial, de modo que ela apareça entre os cacos. “O tempo e a paciência levam à perfeição”, afirma Laércio, acrescentando que uma obra composta por 5 mil pedacinhos de vidro pode levar quase um ano para ser finalizada. “Certa vez fui procurado pela proprietária de um apartamento num prédio a ser erguido na Zona Sul. Ela pediu para que eu reproduzisse a futura construção. Recolhi os folhetos da obra e trabalhei dez meses para concluir a miniatura, usando cerca de 5 mil pedaços de vidro”, conta Laércio.
As obras do artista já foram parar na telinha, em programas famosos como o da Eliana. “Existe a possibilidade de eu ir à Globo para participar do programa da Ana Maria Braga”, conta com orgulho, Laércio Stancari.
O trabalho do artesão rende peças que custam entre R$ 50 e R$ 3 mil reais, dependendo do tamanho e da complexidade. Mais informações: pelo site www.laartes.com.br ou pelo telefone 3997-9771.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA