Região ganha Farmácia Popular

0
604

Foto:

Selma Maria Nogueira Santos e Adaucto José Durigan descerraram a fita inaugural

RENATA DE GRANDE REPÓRTER

Na última segunda-feira, dia 7 de junho, foi inaugurada a Fármacia Polular do Brasil, instalada ao lado da Praça de Atendimento, na Subprefeitura da Lapa. A criação do programa da rede Farmácia Popular do Brasil visa ampliar o acesso da população a medicamentos básicos e essenciais destinados ao tratamento de diabetes e hipertensão, a preços de custo. Outras 10 farmácias foram inauguradas simultaneamente na capital.
A iniciativa é uma parceria firmada entre o Ministério da Saúde e a Prefeitura de São Paulo. A administração municipal é responsável pela manutenção das farmácias e o abastecimento de remédios, recrutamento e seleção dos profissionais, serão feitos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Segundo Concettina Lanza Neves, farmacêutica responsável pela unidade da Lapa, o programa garantirá medicamentos de qualidade a preço baixo. “A população mais pobre não terá de interromper seu tratamento de saúde por falta de recursos”, afirmou, ressaltando que os remédios poderão ser adquiridos por um valor até 85% mais baixos do que o praticado no mercado.
Serão disponibilizados primeiramente 84 medicamentos, como analgésicos, antialérgicos, antibacterianos, antiinfecciosos, antiparasitários, dermatológicos entre outros remédios. Os pacientes de patologias crônicas, como asmas, hipertensão, diabetes, Mal de Parkinson, alergias e insuficiência cardíaca também poderão ser atendidos pela Farmácia Popular. Segundo Concettina, a lista será ampliada até 2005.
Para comprar na farmácia popular, é preciso apresentar receita médica da rede pública ou particular. O objetivo é evitar a prática de automedicação, assim como o consumo desnecessário de remédios. Para o subprefeito da Lapa, Adaucto José Durigan, é preciso mudar a cultura da automedicação.
Os usuários da farmácia poderão tirar suas dúvidas sobre medicamentos através do Disque-Saúde 0800-611997 e pelo número 3873-7474. A Farmácia Popular da Lapa está localizada na Rua Guaicurus, 1000. O horário de funcionamento é das 8h às 18h, de segunda à sexta-feira. A unidade da Lapa terá a permanência de uma farmacêutica gerente em tempo integral. A lista de medicamentos está disponível no site www.jornaldagente.inf.br.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA