Região precisa abrir 500 vagas em creche

0
791

JOSÉ DE OLIVEIRA JR. REPÓRTER

O Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente enfrenta um difícil cotidiano. Todos os dias vários pais procuram os conselheiros na região da Subprefeitura da Lapa com a triste notícia de que não há vagas para creches. De acordo com estimativas do órgão que defende o Estatuto da Criança e Adolescente no bairro, os seis distritos da Subprefeitura da Lapa precisam de pelo menos 500 vagas em creches. “A maioria das mães trabalha e precisa deixar seus filhos em período integral na creche”, explica Norma Esteves Cezar, uma das conselheiras da Lapa.
Segundo Sandra Tereza Dugaich, outra conselheira na Lapa, existe ainda um outro problema. As creches aceitam matrículas para crianças até o limite de seis anos de idade. “Quando o aluno ingressa nas escolas regulares, a partir da 5ª Série do Ensino Fundamental, a criança só fica meio período”, esclarece Sandra.
As aulas nas escolas estaduais começam nesta segunda-feira, dia 14 de fevereiro, e muitas mães ainda não conseguiram matricular seus filhos. Rosângela Mendes Fonseca é um exemplo de desespero e desrespeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente. Ela não conseguiu matricular seu filho, Caio Vinícius, na Escola Estadual da Lapa. O aluno tem 12 anos de idade e passou para a 6ª Série. “Procurei em todas as escolas da região, onde fica mais perto do meu trabalho, mas até agora responderam que não há vagas”, reclama.
Conforme Sandra, já houve denúncia de que 30 alunos da antiga Escola Estadual Thomaz Galhardo não conseguiram vagas em outras instituições de ensino da região. A reclamação foi encaminhada para a Vara da Infância e Juventude.
O Conselho Tutelar da Lapa fica na Sala 52 da Subprefeitura da Lapa, localizada na Rua Guaicurus, 1000. Mais informações pelos telefones 3672-8409 e 3864-1167.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA