Região tem novo Bispo

0
957

Foto:

Dom Mamede tem 28 anos de vida religiosa

O novo Bispo da Região Episcopal Lapa é dom João Mamede Filho. Um simpático religioso, de 54 anos, que a partir deste sábado, 15, será acolhido como o Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo para a região durante uma celebração Eucarística, às 10h, na Igreja Nossa Senhora da Lapa.
Natural de Caçapava, dom Mamede recorda quando iniciou sua caminhada religiosa. “Minha família é católica e até os 8 anos eu morava em um sítio, que ficava há dois quilômetros de uma igrejinha, onde fui coroinha. Sempre pensei em seguir esse caminho. Aos 10 anos respondi um questionário na escola, que entre outras questões tinha a pergunta se eu tinha vontade de ser padre. Respondi que sim”.
Depois disso, aos 14 anos, ele seguiu para um seminário de frades menores conventuais, em Santo André, de onde saiu ordenado padre, em 21 de abril de 1998.
Para ele, a maior dificuldade ao escolher a carreira religiosa foi deixar a família.
Às vésperas de completar 55 anos, em agosto, o novo bispo da região traz uma bagagem de outras missões. Nos últimos cinco anos, d. Mamede foi vigário em uma paróquia pessoal, voltada à comunidade japonesa. “É uma estratégia da igreja para acompanhar uma marca cultural mais definida de uma determinada comunidade. A missa é toda em japonês”, conta o bispo, acrescentando que em 2002 com a inauguração da nova igreja, passou para a paróquia territorial de Mogi.
Seu último cargo antes de ser ordenado bispo no último dia 1º, em Caçapava, foi como reitor de um seminário de frades conventuais, Casa São Francisco, em Curitiba, de onde foi transferido para a Lapa.
Na região será sua primeira missão no novo cargo, onde promete ouvir os padres e traçar planos para fortalecer ainda mais a igreja. “Vamos com mais gosto fazer acontecer a igreja de Jesus Cristo nesta região de São Paulo. Essa igreja que intelectuais consideram uma obra divina ou um engenho humano bem bolado. Nada dura tanto. Só por isso ela (igreja) merece atenção e respeito”, disse ele.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA