Resgate da História

0
882

Foto:

Membros da nova entidade

RENATA DE GRANDE REPÓRTER

Resgatar a história da Revolução Constitucionalista de 1932, tendo como pano de fundo a própria história do bairro. É por meio deste exercício de cidadania que nasce o Núcleo da Revolução de 1932 da Lapa. Pioneiro na região, o núcleo atuará no âmbito da Subprefeitura da Lapa, que abrange os distritos da Vila Leopoldina, Jaguara, Jaguaré, Perdizes, Barra Funda e a Lapa.
Para um dos idealizadores do núcleo, José Carlos de Barros Lima, educador e diretor do Colégio Santo Ivo, o trabalho será de pesquisa. Para ele, a tarefa de encontrar ex-combates ou até mesmo, materiais de guerra usados na revolução, é muito difícil e exige empenho por parte de todos e, inclusive da comunidade. “A sociedade deve se organizar e tentar fazer esse resgate. A Lapa, em especial, por ter as Industrias Martins Ferreiras e a Fundição Fiel, na Rua Guaicurus, onde foi encontrado vestígios de fabricação de capacetes utilizados durante a revolução. Precisamos da ajuda de todos nessa busca nacionalista e tentar localizar esses objetos”, observou Lima, relembrando que a idéia do núcleo surgiu em 1985.
O grupo se reuniu na última terça-feira, dia 17 de maio, para definir o estatuto da entidade, que se pautará pelo Estatuto do Núcleo Central. Lima salientou que o colégio abrigará a sede da entidade, onde ficará guardado o acervo da revolução.
A comissão organizadora do núcleo ficou definida e os membros serão: José Carlos de Barros Lima, Ubirajara de Oliveira, João de Sá Teixeira Neves, Helena Maria Diniz, Luiz Nakaharada, Therezinha Penteado, Fernando Braga, José Roberto Pompeu de Toledo, Décio Ferreira, Fábio Paulo Ferreira e Ivo Bento Garcia.
Na próxima terça, dia 24, haverá solenidade no 21º Depósito de Suprimentos do Exército, onde serão entregues as medalhas e honrarias relembrando a Revolução de 32 e aproveitar o evento para dar inicio às atividades da entidade. O 21º D Sup fica na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, 147, Telefone 3834-3211.
Quem tiver material, documentação, depoimentos sobre a Revolta Constitucionalista de 1932 pode entrar em contato com José Carlos de Barros Lima pelo telefone 3837-0566.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA