Reunião presta contas e define delegados

0
671

Foto:

O subprefeito Adaucto José Durigan explica o Orçamento Participativo

ROSANE NEVES REPÓRTER

Representantes da comunidade de toda a região atendida pela Subprefeitura da Lapa estiveram reunidos, na quarta-feira retrasada, para a primeira plenária do Orçamento Participativo (OP) de 2004. A reunião, que teve como objetivo apresentar os resultados dos orçamentos de 2001 a 2003, discutir políticas urbanas e sociais e eleger delegados temáticos, contou com a participação de 136 pessoas.
O subprefeito Adaucto José Durigan abriu a reunião ressaltando a importância e o objetivo do Orçamento Participativo. Segundo o subprefeito, o OP tem como intenção abrir a discussão do orçamento do município para que a comunidade possa acompanhar onde e como está sendo empregada a verba arrecadada durante o ano. “O OP não é novidade. Muitas capitais, como Porto Alegre, e cidades do Interior paulista já contam com esta forma de trabalho. Até mesmo municípios franceses implantaram o OP a partir da experiência brasileira”, afirma.
Em seguida, representantes das secretarias de Habitação, Educação, Saúde e Trabalho apresentaram os trabalhos realizados no período de 2001 a 2003. Em cada explanação, os representantes apresentaram à comunidade as propostas que foram concluídas e o andamento daquelas que ainda estão pendentes. Durigan destacou que cada questão será melhor discutida nas reuniões distritais.
No final do encontro, foram eleitos os candidatos a delegados temáticos. Desses, serão escolhidos seis delegados, sendo três para a política urbana e três para a social. Os candidatos são Celso Luis de Souza, Sílvia Assumpção do Amaral Tomanari e Suzana Marcelino Rebouças (Política Urbana); e João Nunes de Almeida, José Gilberto Martins e Valdecir da Costa Rodrigues (Política Social).
Também foram apresentadas 37 propostas. Para a área de saúde, entre as proposições, o pedido de um gerador para a sala de emergência, dois monitores e dois respiradores adulto/pediátrico para o Pronto-Socorro da Lapa. Para a área de transporte, foi solicitado que o passe escolar seja aceito também nos finais de semana e nas férias. Na área da educação, a proposta é a construção de uma escola municipal de ensino fundamental na Vila dos Remédios. Há ainda outras sugestões que deverão ser discutidas entre os delegados e a coordenação-geral da Subprefeitura da Lapa.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA