Rio Branco capacita jovens

0
832

Foto:

Jovens concluirm o curso neste semestre

O que não falta na região da Lapa são exemplos de projetos bem sucedidos, que propiciam a inserção de jovens no mercado de trabalho. Um deles está sob a tutela da Fundação de Rotarianos de São Paulo. Trata-se do Centro Profissionalizante Rio Branco (Cepro), que há 60 anos capacita adolescente de baixa renda para que eles tenham melhores condições de pleitear no mercado o primeiro emprego. “Nosso público-alvo são jovens entre 15 e 18 anos, ou seja, estudantes que estão cursando ou concluindo o Ensino Médio”, explica Susana Penteado, coordenadora do Cepro. “Durante um semestre eles passam por uma capacitação de 20 horas semanais com conteúdos específicos que os prepara para atuar em funções em áreas como atendimento e vendas, incluindo aí o telemarketing”, acrescenta Susana.
As aulas ministradas em salas no Campus das Faculdades Integradas Rio Branco, na Lapa de Baixo, têm atraído um número significativo de jovens. Nesse primeiro semestre de 2008, o Cepro entregará certificados de conclusão de curso para 250 alunos, num trabalho que estimula as empresas a contratarem aprendizes, conforme Lei Federal regulamentada em 2005, mas até hoje pouco conhecida e respeitada pelo empresariado.
De acordo com a Lei 10.097, conhecida como Lei do Aprendiz, as empresas que possuem mais de 100 funcionários são obrigadas a contratar jovens entre 14 e 24 anos, respeitando uma série de normas próprias, inclusive o horário escolar dos contratados.
Os empregadores interessados podem obter mais informações sobre a contratação de jovens formados no Centro Profissionalizante Rio Branco pelo site www. cepro.org.br ou pelo telefone 4613-8480.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA