Rotarianos debatem saúde do homem

0
721

“A próstata é o calcanhar de Aquiles do homem”. Foi com essa frase de efeito que o urologista e presidente do Rotary Cub de São Paulo – Jaguaré, Heitor Buzzoni, abriu sua palestra na sede do Rotary Club de São Paulo-Lapa. Na quarta-feira,23. O evento faz parte do ciclo de apresentações que Buzzoni, membro da Sociedade Brasileira de Urologia, decidiu realizar com o intuito de abordar temas relativos à Saúde do Homem em particular a hiperplasia prostática benigna e o câncer de próstata
Mesmo falando para um público bem informado, o urologista lembrou que tumores malignos na próstata não diagnosticados precocemente são fatais. “Está comprovado de forma científica que 10% população masculina acima dos 60 anos irão desenvolver um adenocarcinoma (tumor) de próstata. Por isso, cresce a importância da realização de exames preventivos já a partir dos 40 anos”, alertou Buzzoni.
Segundo ele, ainda existe um certo preconceito por parte dos homens em procurar um urologista para se submeter ao exame de toque retal. “No passado, essa resistência já foi bem maior. Ainda existe um tabu, recheado de um tolo machismo. Mas cresceu a conscientização, pois a mídia passou a dar bastante ênfase nesse assunto. Até mesmo a apresentadora Ana Maria Braga entrou nesse contexto com um slogan que dizia: seja macho, realize o exame de toque. Hoje, a medicina moderna indica que a partir dos 40 anos o homem deve realizar esse exame anualmente. Após os 50 anos, o ideal é que ele visite o seu urologista de confiança a cada seis meses”.
Os colegas rotarianos que participaram da palestra de Buzzoni aproveitaram o evento para tirar dúvidas. O modo descontraído com que o especialista abordou o tema fez com que a platéia debatesse abertamente várias questões. Uma delas foi a relação entre a retirada da próstata e impotência sexual. “Mesmo sem a próstata, o homem continuará a ter libido. Terá ereção. No entanto, como a próstata é responsável pela produção do líquido seminal, seu orgasmo será seco”.

Tipos de doença

O urologista explicou que existem três tipos de doenças prostáticas a Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP); o Câncer de Próstata e a Prostatite. “Hiperplasia significa que a próstata tem um número aumentado de células e Benigna significa que estas células não são cancerígenas. Assim a HBP consiste no crescimento benigno da glândula prostática que pode comprimir a uretra e obstruir a passagem da urina”, afirma Buzzoni.
Já o câncer de próstata é o câncer é a terceira principal causa de morte por câncer no Brasil. O tumor surge, na maioria das vezes, na parte externa da próstata. Depois cresce e invade a glândula. Também pode afetar regiões vizinhas ou, em casos avançados, alcançar partes mais distantes. São as conhecidas ‘metástases’.
Por fim, Heitor Buzzoni lembrou que prostatite é a inflamação da próstata, geralmente causada por bactéria. Pode ser infecciosa (aguda ou crônica) e não-infecciosa.
Outro exame de diagnóstico é o nível de PSA, proteína produzida exclusivamente pela próstata, que se eleva de maneira significativa quando a glândula apresenta alterações (cãncer, HBP e prostatite). A quantidade de enzima liberada na circulação é 10 vezes maior nos casos de câncer de próstata do que nos casos de Hiperplasia Benigna da Próstata.

Medicamento eficaz

No que diz respeito à saúde da próstata, várias drogas têm apresentado efeitos positivos.
Hoje, o princípio ativo mais usado atualmente é o Cloridrato de Tansulosina, droga comercializada pelo laboratório Boehringer Ingelheim. “Quando existe um problema na próstata o sistema urinário é afetado diretamente. Essa substância química devolve ao paciente uma qualidade de vida, pois age justamente na musculatura lisa tanto da bexiga quanto da próstata, melhorando o fluxo urinário”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA