Roteiro para acabar com as ZEIS

0
947

Foto:

Prédio em processo de tombamento começa a ruir

Instrumento previsto no atual Plano Diretor Estratégico do município, as Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) parecem mesmo ser alvo do desinteresse da Prefeitura, tanto é que o Ministério Público acompanha de perto o desaparecimento de algumas áreas destinadas a esse tipo de zoneamento, algo que favorece o mercado imobiliário.
O Movimento Contra a Verticalização Caótica da Lapa e Região (Mover), pesquisando nos sites da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla) e da Subprefeitura da Lapa, encontrou mapas que mostram como o governo municipal faz “desaparecer” a ZEIS localizada na Avenida Kenkiti Shimomoto, no Jaguaré.
“As ZEIS buscam incluir, no zoneamento da cidade, um instrumento que permite, mediante um plano específico de urbanização, estabelecer padrões urbanísticos para determinados assentamentos, possibilitando a melhoria de sua qualidade ambiental”, explica a geógrafa Ros Mari Zenha, integrante do Mover. “Adotar esse instrumento significa reconhecer a diversidade de ocupações existentes nas cidades, estendendo o direito de cidadania a seus moradores mais pobres”.
O atual Plano Regional Estratégico da Subprefeitura da Lapa (PRE) aponta que, na Kenkiti existe uma área de ZEIS e, dentro dela, uma subárea enquadrada como Zona Especial de Proteção Cultural (ZEPEC). Essa ZEPEC, segundo Ros Mari, serve para preservar o prédio onde funcionava a Cooperativa Agrícola de Cotia. A geógrafa explica que a Sempla, numa proposta de revisão do PRE-Lapa mantém a ZEPEC, mas elimina totalmente a área de ZEIS, transformando-a em Zona Mista. “Se isso ocorrer, o prédio da Cooperativa, que está em fase de análise de tombamento, ficaria dentro de uma grande área ZM-3A, onde podem ser implantados pontos comerciais e condomínios de médio padrão, por exemplo. E caso não seja efetivado o tombamento, o edifício da Cooperativa poderia ser facilmente demolido, ampliando, assim, a área ZM-3 daquela região”, acrescenta Ros Mari, ao manifestar sua preocupação com a proposta da Sempla.
A reportagem do JG conferiu como estão as área ZEIS e ZEPEC no Jaguaré. Quem passa em frente à antiga Cooperativa verá que já está em andamento a destruição gradativa do imóvel, embora exista um processo de tombamento aberto no Patrimônio Histórico do Município, facilmente localizado no site da Prefeitura na seção de Cadastros de Imóveis Tombados.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA