Saúde em números

0
750

RENATA DE GRANDE REPÓRTER

A Coordenadoria de Saúde da Subprefeitura da Lapa realizou na última terça-feira, dia 3 de agosto, um balanço geral do Sistema Único de Saúde (SUS) da região. Foram apresentados alguns dados sobre as principais causas de morte. As duas primeiras estão relacionadas a problemas do aparelho circulatório. Doenças isquêmicas do coração e cerebrovasculares foram responsáveis por 422 mortes nos seis distritos da Subprefeitura da Lapa, no ano de 2003. Segundo Selma Maria de Paiva Santos, coordenadora de Saúde da subprefeitura, estes números se repetem no município, sendo uma tendência mundial da saúde da população, variando com as grandes periferias da cidade.
Os demais fatores que interferem nas outras causas de mortes são as doenças do coração e derrames, relacionadas ao aparelho respiratório, como pneumonias, bronquites, enfisemas, asma e diabetes. “Nossa população está em processo de envelhecimento, e muitos acabam sofrendo com as doenças respiratórias”, explica Selma.
As campanhas de vacinação de idosos, o Projeto Vida Plena na Melhor Idade, as unidades de referência do idoso, a horta medicinal, além das parcerias com universidades e órgãos da sociedade civil, são algumas das iniciativas feitas pela Coordenadoria de Saúde da Lapa, em prol da população da região.
As Unidades Básicas de Saúde, onde a população poderá encontrar serviços, são UBS Vila Anastácio, que fica na Rua Bartolomeu Paes, 686, Vila Anastácio, Fone/Fax: 3836-1146; UBS “Dra. Wanda Coelho de Moraes”, Rua Paumari, 53, Vila Ipojuca, Fone/Fax: 3021-1492 / 3022-0019; UBS Parque da Lapa, Rua Bergson, 52, Parque da Lapa, Fone/Fax:3836-8029; UBS Vila Romana, Rua Vespasiano, 679, Lapa, Fone/Fax: 3672-0911.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA