Santa Celebração

0
955

Foto:

Organizadores da Celebração

O primeiro evento em comemoração aos 413 anos do bairro será a “Celebração da História da Lapa com a participação dos seus moradores”. A solenidade será apresentada pelo monsenhor Tarcísio Justino Loro na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima nesta quarta-feira, 1º de outubro, a partir das 20h. Pela primeira vez, os fiéis poderão acompanhar uma celebração, onde será louvada a glória de Nossa Senhora da Lapa, padroeira do bairro. A imagem foi transferida para Cubatão no século 18.
Conta a história, pesquisada por Serafim Leite na obra História da Companhia de Jesus, que, por volta de 1740, o padre Angelo de Siqueira Ribeiro do Prado, retornando de Portugal, doou aos jesuítas sua capelinha que possuía no bairro, em louvor à Nossa Senhora da Lapa, de quem era devoto.
A pequena igreja ficava no “Caminho de Jundiaí” (atual esquina das Ruas Brigadeiro Gavião Peixoto, com Mercedes), que logo passou a ser conhecida como “Fazendinha Jesuítica da Lapa”. Em 1743, os jesuítas trocaram sua propriedade no bairro para outro lugar em Cubatão. A imagem acabou por ser transferida para a cidade, onde foi erguida uma capela com o nome de Nossa Senhora da Lapa, que se tornou também padroeira de Cubatão.
Toda esta rica história será narrada em detalhes por José Carlos de Barros Lima, um estudioso da história da Lapa. No final da solenidade na Igreja de Vila Leopoldina, os participantes receberão uma lembrança da imagem e a história completa de sua ida para Cubatão.
A organização do evento foi feita pelo Colégio Santo Ivo, Conselho das Sociedades Amigos de Bairro da Região da Lapa (Consabs) e Jornal da Gente, apoiados pela Subprefeitura da Lapa. Os responsáveis pela celebração querem entrar em contato com as famílias lapeanas, que vieram morar no bairro antes de 1950.
Os interessados devem procurar a Igreja Nossa Senhora de Fátima pelos telefones 3834-1532 e 3836-1795, ou o Colégio Santo Ivo, que fica na Rua Duarte da Costa, 1246, pelo telefone 3837-0566. Os membros das famílias podem também enviar uma mensagem para o e-mail do Jornal da Gente, redacao@jornaldagente.inf.br.

Famílias portuguesas

O Jornal da Gente e o Consabs, com apoio da Subprefeitura da Lapa, promovem o Baile dos Pioneiros da Lapa na Sociedade Beneficente União Fraterna, a partir das 20h do dia 10 de outubro. Neste ano, os organizadores escolheram as famílias portuguesas para serem homenageadas. O baile será animado pela Orquestra Ritmo das Américas, do maestro João Bonello, com a apresentação do Grupo Folclórico da Casa de Portugal. Os interessados em participar do evento podem enviar um e-mail para o endereço redacao@jornaldagente.inf.br. As que se inscreverem receberão gratuitamente seus convites para o evento.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA