Secretaria comenta sobre exoneração

0
761

O afastamento da bibliotecária Célia Mano da direção da Biblioteca Cecília Meireles ainda é um fato que gera dúvidas e polêmicas. Enquanto circula pela comunidade um abaixo-assinado lamentando a decisão do secretário Municipal da Cultura, Carlos Augusto Calil, de exonerar Célia, a Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas Municipais explica vagamente, via e-mail enviado pela coordenadora Maria Zenita Monteiro, as razões do afastamento da bibliotecária. A seguir, publicamos a mensagem recebida pela redação do JG.
“Respondendo à sua solicitação informo que a bibliotecária Célia Mano foi exonerada do cargo que ocupava porque suas ações não eram compatíveis com a política cultural da SMC para a área de bibliotecas, principalmente no que se refere à promoção da leitura e literatura. As atividades que vinham sendo desenvolvidas na biblioteca seguiam outro rumo. Desde que assumi a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas,tenho como proposta de trabalho requalificar as bibliotecas públicas, tanto no aspecto físico dos prédios, interno e externo, como no acesso a informação e a leitura através da aquisição de acervo adequado e da promoção de cursos e oficinas para crianças, jovens e adultos.
Um bom exemplo da efeti-vação dessa proposta é a reforma do espaço do auditório da biblioteca Mário Schenberg, fechado desde o final da década de 80; a implantação do Telecentro em parceria com a Secretaria de Participação e Parceria; Projeto de Inclusão Digital, das atividades desenvolvidas atualmente naquela biblioteca e da implantação da área temática em Ciências qua deverá ter início no 2º semestre.
A Biblioteca Cecília Meireles não será ocupada por nenhuma área administrativa da SMC que hoje está no prédio da Galeria Olido. A Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas que ocupa o 14º, 15º e parte do 17ºandar, deverá mudar-se para o prédio da Biblioteca Mário Schenberg, R. Catão nº611 tão logo a seção de Zoonose da SMS encontre outro espaço para acomodar-se. Dessa forma, deixaremos de pagar aluguel, pois o prédio pertence à Biblioteca. Atenciosamente, Maria Zenita Monteiro”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA