Secretaria dá 10 dicas para a saúde

0
609

Com a entrada do inverno na última quinta-feira, 21, e a falta de umidade do ar, a Secretaria de Estado da Saúde dá dicas para prevenção de algumas doenças comuns nesta época do ano como problemas respiratórios, alérgicos e doenças de pele que pode afetar as pessoas.
Para manter a saúde no tempo frio, a orientação é ficar atento às variações de temperatura. Em casa, no trabalho, e em outros locais fechados onde a sensação térmica é mais quente, ao sair destes ambientes, as pessoas devem se agasalhar para que o corpo não sofra com a queda de temperatura, que pode facilitar a ocorrência de doenças.
A higiene doméstica deve ser rigorosa neste período, evitando o acúmulo de poeira que desencadeia diversos problemas alérgicos.
Entre os alertas da secretaria estão banhos com água morna, para evitar o ressecamento da pele e o uso de soro fisiológico para olhos e narinas em caso de irritação. Outra recomendação é evitar exposição prolongada a ambientes com ar condicionado, quente ou frio, e dormir em local arejado e umedecido. Uma boa opção é utilizar umidificadores de ar, toalhas molhadas ou então reservatórios com água nos quartos.
As pessoas com alergia devem evitar cobertores que soltam pêlos e substituí-los por mantas de tecido sintético ou algodão, auxiliando na prevenção de rinites e outros quadros alérgicos. Outra dica para a redução de alergias é lavar e secar ao sol, mantas, cobertores e blusas de lã, guardadas por muito tempo em armários, antes de usar. Pacientes com antecedentes, como bronquite e rinite, costumam ter crises nesta época. É importante procurar um médico e, claro, seguir as recomendações do profissional.
Tome muito cuidado com o acesso de crianças pequenas na cozinha, que são atraídas pelo calor de líquidos e panelas quentes, para evitar acidentes. Em caso de queimadura a orientação é buscar atendimento médico imediatamente.

Evento marca chegada da estação

O início do inverno, que no hemisfério sul começou na quinta-feira, fez com que o Centro de Educação Ambiental Villa-Lobos preparasse uma série de atividades abertas à comunidade. Neste fim de semana, dias 23 e 24, a entidade oferece uma programação que conta com a apresentação de teatro infantil, yoga para crianças, mutirão de plantio de sementes (das 15h às 16h) e palestra e observação do céu com telescópio, a partir das 17h do domingo. As inscrições gratuitas podem ser feitas por telefone (3021.6841) ou pessoalmente

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA