Secretário abre mão do Pelezão

0
1258

Foto:

Abandono do Pelezão: uma realidade que a comunidade começou a mudar

Reviravolta no conceito de política de Educação no âmbito do Município de São Paulo. O plano traçado pelo ex-prefeito José Serra e o então secretário de Educação, José Aristodemo Pinotti para os Centros Esportivos é bruscamente quebrado sem ao menos ter sido testado na prática. Em decisão publicada em Diário Oficial, no dia 29 de novembro, o prefeito Gilberto Kassab determinoyu que o Pelezão, saia da tutela da Secretaria de Educação e volte a ser de reponsabilidade da Coordenadoria de Esporte da Subprefeitura Lapa, seguindo orientações da Secretaria Municipal Esportes.
Em janeiro deste ano, Pinotti, seguindo determinação de Serra, assumiu a gestão dos clubes da cidade, que seriam transformados em “CEUs tucanos”. A intenção do ex-prefeito Serra era fazer com as crianças matriculadas na rede municipal de ensino pudessem usufruir de programas educacionais em tempo integral. Nesse sentido, os clubes desempenhariam papel fundamental. A previsão era beneficiar cerca de 55 mil alunos de 37 escolas municipais, que poderiam utilizar os clubes, desenvolvendo atividades após o período de aulas, de segunda a sexta-feira. Para tanto, Pinotti prometia recuperar os centros esportivos.
A notícia serviu de alento às comunidades da Lapa e Leopoldina, que viram o Pelezão se deteriorar drasticamente ao longo de 2005 . Quadras abandonadas, mato alto por todos os lados, vestiários danificados, vigilância precária, ausência de qualquer política para incentivo de práticas esportivas, e, sobretudo, distanciamento em relação à comunidade, marcavam o cenário do Pelezão no início do ano , quando ele ainda estava sob os cuidados da Subprefeitura da Lapa e da Secretaria de Esportes, conforme relatado em várias reportagens feitas pelo Jornal da Gente.
Durante a semana, a reportagem do JG procurou saber quais foram os motivos dessa mudança de rumo e conceitos por parte do prefeito Gilberto Kassab e do secretário de Educação Alexandre Schneider. Até o fechamento dessa edição nenhuma das duas autoridades havia se manifestado. Schneider já vinha sinalizando, segundo declarações do secretário municipal de Planejamento Francisco Luna, que alguns clubes seriam devolvidos ao Esporte, pois “eram considerados grandes demais para uma pasta como a da Educação”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA