Secretário fala sobre o metrô na região

0
836

Foto:

Jurandir Fernandes

RENATA DE GRANDE REPÓRTER

O secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, participou da abertura da 7º edição da Feira e Seminário “Negócios nos Trilhos”. O evento, que tem como principal objetivo fomentar os novos investimentos em transportes metroviários no Brasil, foi realizado no ITM Expo, na Vila Leopoldina, na última terça-feira, dia 26 de outubro.
Sobre a instalação de linhas do metrô para as regiões da Lapa e Vila Leopoldina, o secretário afirmou, embora sem previsão, que o projeto está em andamento.“Para a Lapa, a linha será a 8, saindo da Cidade Universitária, passando pelas estações da Vila Leopoldina, Domingos de Moraes e Lapa de Baixo. Mas, infelizmente, ainda não temos uma data para começar as obras. Precisamos buscar investimentos com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para viabilizar o projeto”, disse.
Está em estudo a instalação de estações de metrô na Avenida Imperatriz Leopoldina, que poderá modificar a paisagem dos moradores da região, conhecida como Caixaria. Além disso, o bairro ainda sofrerá mudanças com a revisão na Operação Urbana.
No entanto, antes de se iniciar a construção da linha 8, Fernandes afirmou que a secretaria está concluindo a extensão da linha no Grajaú, interligando 21 estações com a Companhia de Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) ainda este ano.

Entraves

Os recursos no setor privado e público são escassos. Esta é a opinião do secretário, que citou as mazelas burocráticas que envolvem os novos investimentos no setor de transporte metroviário. “Sabemos que as cargas tributárias pesam muito aos empreendedores. Isso causa um esmorecimento no investimento. Além disso, temos também as questões das licenças ambientais, que se tornam outro entrave no setor com a guerra de liminares”, ressalta o Fernandes.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA