Sesi previne glaucoma

0
1072

A Associação Brasileira dos Portadores de Glaucoma Seus Amigos e Familiares (Abrag) realiza neste sábado,24, exames gratuitos de tonometria, das 9 as 17h, no Sesi Vila Leopoldina(Rua Carlos Weber, 835).
A ação faz parte das comemorações de 60 anos do Sesi-São Paulo e tem como objetivo prevenir o glaucoma , medindo, por meio do exame, se as pessoas têm aumento da pressão intra-ocular, que é um dos fatores de risco para o desenvolvimento da doença.
Segundo Regina Cele, membro do Conselho Científico da Abrag e médica oftalmologista especializada em glaucoma, a doença ocular atinge cerca de 900 mil brasileiros, não tem sintomas nem cura e pode levar à cegueira.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o glaucoma responde atualmente por 13% das causas de cegueira em todo mundo.
“Queremos conscientizar as pessoas que a consulta com um especialista e os exames para mediação de pressão intra-ocular e do nervo óptico devem ser feitos pelo menos uma vez por ano, para prevenir a doença”, frisa a médica.
Pacientes com fatores de risco como pessoas acima de 40 anos, pessoas que tem histórico de glaucoma ou cegueira na família, pacientes da raça negra (onde a doença aparece mais agressiva) e os míopes devem passar pelo médico a cada seis meses”, alerta ela, acrescentando que o médico deve sempre ser questionado sobre o resultado da pressão e o estado do nervo óptico a cada consulta.
De acordo com Regina, o grande problema é o custo do tratamento. “São colírios caros que não estão disponíveis, gratuitamente, nos postos de saúde”, esclarece a médica.
Regina explica ainda que entre os fatores que levam o paciente a abandonar o tratamento estão os efeitos dos remédios. “O colírio gera ardência e na maioria das vezes o paciente acha que está fazendo mal e pára o tratamento, fazendo a doença evoluir”.
Ela esclarece que quanto mais precoce for o diagnóstico, melhor. “Quando a doença está no início, o colírio é mais simples e barato, podendo ser encontrado na rede pública de saúde. A prevenção é muito importante para evitar a doença”.
A Abrag distribui material educacional de prevenção à cegueira pelo Glaucoma e possui uma central de atendimento (5575-2302), um site (www.abrag.com.br) e um e-mail abrag@abrag.com.br que auxiliam a população.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA