Sombra de Dúvidas

0
879

Foto:

Agrônomos e técnicos da Secretaria do Meio Ambiente avaliam qual a melhor solução para seringueira (

O destino da seringueira da rotatória da Praça Marrey Júnior, entre a Avenida Antárctica, Sumaré e Rua Turiaçu, será discutido nesta segunda-feira, 5, às 15h, no auditório da Subprefeitura da Lapa, Rua Guaicurus, 1000.
Estarão presentes ao encontro a engenheira agrônoma da Unidade de Áreas Verdes da Subprefeitura da Lapa, Nelma Lúcia Heiffig, o Secretário de Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge Martins Alves Sobrinho, e técnicos do IPT, para esclarecer a comunidade sobre o embasamento técnico do manejo que será adotado (poda ou corte) com relação a seringueira (Fícus elástica) e o impacto que esse serviço acarretará na região. Segundo a engenheira da Subprefeitura, um laudo do IPT classificou que o exemplar está com fungos e cupins e corre risco de queda.

Polêmica

Dias antes da Semana do Meio Ambiente, os moradores do Alto da Lapa reclamam a retirada de uma árvore, realizada na terça-feira, 30, na Rua Sales Junior, 407, em à frente Igreja Apostólica Renascer em Cristo, que segundo eles, estava sadia.
De acordo com uma vizinha do templo religioso, Elza Lane, a árvore foi retirada por que estava em frente à fachada da igreja. “Se ninguém tomar uma providência, eles vão tirar a outra (que também fica em frente ao templo)”, reclama a moradores. Ela acredita que o serviço foi realizado devido à influência política do deputado estadual e dirigente da Renascer, Bispo Gê .
Outra moradora da região, Rosa Ynoue, presenciou o trabalho da Subprefeitura da Lapa. “A gente viu o tronco e não tinha nada errado. Acho que é por que a árvore estava tampando a frente da igreja”, declarou ela.
Para a comerciante Rita Maria Garcia ,existem espécies que realmente necessitam de extração, mas aquela árvore parecia sadia. “Fico revoltada pois quando a gente precisa, o pedido não é atendido”, disse ela, com relação às solicitações que demoram ou nem são atendidas pela prefeitura.
O marceneiro José Lopes é outro que ficou revoltado com a extração da árvore. “Queremos que uma outra , do mesmo porte da que foi retirada, seja replantada no mesmo local”, protestou.

Resposta

Segundo a assessoria de comunicação do Bispo Gê, não existe nenhuma participação da igreja no processo de retirada da árvore. A assessoria informou ainda que tomou conhecimento que a prefeitura havia primeiro feito uma poda e detectado que a espécie esta condenada e depois a árvore foi retirada, mas nem a igreja nem o bispo tiveram participação na retirada.
Questionada sobre o assunto, a Subprefeitura da Lapa comunica que a área da Sales Junior é considerada Patrimônio Ambiental e tombada pelo Condephaat. O órgão justifica ainda que não houve negligência ou dolo, pois a referida remoção estava vinculada à autorização desses órgãos. A árvore em questão é um Ligustrum lucidum, com altura de 9 m e diâmetro de 0,30m, que estava com o tronco prejudicado pela ação de fungos, apresentando uma lesão significativa (cerca de 50 cm do solo).

Manifestação

Em protesto a extração da árvore, uma manifestação está marcada para a este sábado, às 15h, na praça Alfredo Mesquita, em frente o número 407, da Rua Sales Junior, esquina com a Dr. José Elias.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA