Subsilêncio na Lapa

0
1073

No final de dezembro, dois secretários municipais – Cultura e Participação – abriram, espaços em suas agendas para entrevistas com o Jornal da Gente. Um deles, José Police Neto (Participação e Parceria), foi mais além, aceitando, a convite do JG, percorrer várias ruas dos bairros para verificar as grandes transformações urbanas ocorridas nos últimos meses na região (ver matéria nesta edição).
Em contraste com essa abertura dada pelas duas secretarias sobressai, estranhamente, a posição da Subpre-feitura da Lapa, que desde a segunda quinzena de novembro não responde a um pedido de entrevista com o gestor titular, Paulo Magalhães Bressan.
Desde que voltou a despachar no gabinete da Rua Guaicurus, 1000, depois de passar vários meses respondendo pelas contas da campanha de Geraldo Alckimin, o subprefeito tem recebido sistemáticas solicitações para um bate-papo com a reportagem deste jornal, de modo a dialogar sobre temas de interesse das comunidades locais envolvendo uma longa pauta. Entre os assuntos que pretendemos abordar estão as enchentes nos bairros; tensões na zona da caixaria (Vila Leopoldina); implantação de um Pólo Tecnológico na região da Leopoldina/Jaguaré; combate à pirataria nos centros comerciais dos bairros; sistematização do comércio ambulante; falta de fiscalização da Guarda Civil em próprios municipais; futuro do Tendal da Lapa e do Poupatempo.
A atual postura da Subprefeitura da Lapa em adotar o silêncio como resposta aos questionamentos de uma imprensa livre e democrática vai na contramão do desejo expresso pelo prefeito Gilberto Kassab, que começa a adotar uma posição pró-ativa em relação aos chamados jornais de bairro,cuja circulação se concentra em áreas específicas. Segundo ele, tais veículos têm grande importância pois “estão muito próximos da realidade de cada região” Sempre nas palavras do prefeito essa mídia regional presta “um serviço incontestável e até mesmo as críticas são importantes para podermos aprimorar o nosso trabalho”.
Já se passam mais de 40 dias desde que a primeira solicitação formal de um pedido de entrevista com o subprefeito chegou à sua mesa de trabalho. Infelizmente, continuamos sem poder transmitir para a comunidade o posicionamento de Paulo Bressan em torno dessas questões, que mexem com a vida cotidiana de milhares de pessoas, muitas delas leitoras assíduas do Jornal da Gente.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA