Superintendente explica difiduldades do PS

0
1004

Uma das maiores reclamações do Pronto-Socorro da Lapa é a falta de médicos. Tanto é que a Autarquia Hospitalar Municipal Regional Centro-Oeste continua com as inscrições abertas para médicos, cirurgiões, que queiram trabalhar na unidade da Lapa.
Segundo o superintendente da Autarquia Hospitalar, Roger Nahoum, compor o quadro de profissionais está entre as maiores dificuldades do órgão, que é responsável pelos hospitais e PSs na região. “ A falta de médicos é um problema. Temos duas vagas para cirurgiões. A gente tem coberto os plantões com uma gratificação de plantão extra aos profissionais da própria Autarquia”, revela Nahoum.
Para ele, o problema está nas escolas que não formam clínico geral. “Eu sou da época que o médico era socorrista. Mas hoje as escolas formam os médicos e em seguida eles se especializam em alguma área”, explica o superintendente a falta de profissionais para o pronto-socorro.

Atendimento

De acordo com ele, mesmo assim, cerca de 11 mil pessoas passaram pelo PS no mês de junho, que foi a média total apresentada nos últimos meses, entre consultas ao pediatra, clínica médica, cirúrgica, ortopedia e psiquiatra. “Não temos uma AMA por perto”, afirma ele, acrescentando que a inauguração do novo sistema de assistência não diminuiu o número de pacientes que procuram o PS todos os dias.

Referência

Referência em Psiquiatria, Nahoum afirma que o Pronto-Socorro conta com um custo de cerca de R$ 800 mil ao mês. “Na unidade temos dez leitos de internação só para psiquiátrica e dois médicos psiquiatras que se revezam no atendimento”, explica o superintendente.
O restante dos 27 leitos são do Pronto-Socorro, Observação e Emergência. “ O PS tem atualmente 209 funcionários (entre eles 55 médicos, 12 dentistas, 1 cardiologista, 11 enfermeiras e 91 auxiliares de enfermagem) e mais cerca de 26 trabalhadores nos serviços terceirizados”.
Para ele, se comparado a outras unidades da cidade, a estrutura do PS lapeano não é das piores. “Até o final de 2008 todos os equipamentos de saúde do Município estarão reformados. O PS da Lapa além da reforma receberá ampliação”, afirma o superintendente. “A unidade terá três alas: uma para psiquiatria, outra para observação e a do PS. O projeto de reforma (de 2005) teve alteração e aguarda a modificação pelo Departamento de Edificações para contratação da empresa que será responsável pela obra”. Nahoum informa que dentro do próprio PS existe um serviço de Ouvidoria para receber as reclamações e sugestões sobre o atendimento à população.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA