Talentos Lapidados

0
1043

Foto:

Integrantes da Camerata Uirapuru

RENATA DE GRANDE REPÓRTER

Tocar um instrumento simplesmente pelo prazer e amor à arte. É o que faz o grupo jovem de violonistas Camerata Uirapuru, formado por seis alunos e o professor da escola de música B Maior, localizada no bairro.
Junto há quase dois anos, o grupo – formado por Kátia Smith, Léo Malagrino, Fernanda Marques, César Leon, Bia Calemi, Alberto Jr. e o professor Eduardo Ianelli – já se apresentou no Espaço Cultural Tendal da Lapa, em shows na comunidade e escolas, mostrando os grandes clássicos da música erudita e popular brasileira.
O conjunto, com média de 20 anos de idade, gravou no ano passado o seu primeiro CD. No repertório, músicas de Pixinguinha, folclore brasileiro, chorinho, além de canções espanholas e argentinas. Segundo Ianelli, a paixão pela arte une os alunos. “É muito bonito ver jovens de 15 anos, como é o caso do Léo, se esforçando a cada dia para melhorar. Hoje, temos uma integração maravilhosa, que só dá força para o grupo continuar, apenas pelo prazer de tocar”, comemora.
Mas, como viver de música no Brasil é uma batalha diária, o Camerata Uirapuru ainda precisa galgar muitos degraus. Infelizmente, por falta de recursos, ele ainda não possui aparelhagem de som, amplificadores e microfones, para se apresentar em locais abertos. “Não cobramos cachê nas apresentações. Até para gravar o CD fizemos um rateio para a locação do estúdio. Viver de música no Brasil não é tarefa fácil”, lamenta Ianelli, que pesquisou partituras durante sete anos, contando hoje com um acervo de mais de mil peças.
Quem quiser conhecer o trabalho da Camerata Uirapuru pode entrar em contato pelo telefone 9124-5286, ou pelo bloger: cameratauiparupu.blig.ig.com.br.
A Escola de Música B Maior fica na Rua Albion, 231, Lapa. Telefone 3831-8869.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA