Tapetes decoram festa cristã

0
1137

Foto:

Fiéis acompanharam a procissão na Cristo Jovem

A comunidade se uniu para confeccionar tapetes e decorar o Largo da Lapa e Praça Cornélia, na Lapa, para a festa de Corpus Christi (Corpo de Cristo), na quinta-feira, 7. A celebração que surgiu na Idade Média e consta de missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento, aconteceu em todas as paróquias.
Corpus Christi é uma das mais tradicionais festas católicas entre os brasileiros e é comemorada no país desde a chegada dos portugueses. A tradição de fazer o tapete foi herdada dos imigrantes açorianos.
A Paróquia Cristo Jovem da Lapa de Baixo e a São João Maria Vianney, da Praça Cornélia, se renderam à arte e decoraram trechos de ruas com imagens sacras feitas a partir da reutilização de materiais doados pelos próprios paroquianos como retalhos, isopor, madeira, casca de ovo, pó de café usado e tampinhas de garrafas.
As duas paróquias lembraram a instituição da Eucaristia nos painéis montados para passagem do Santíssimo. O significado da comemoração foi lembrado pelo padre Euclides, da Paróquia Cristo Jovem.”É o corpo de Cristo. O alimento da nossa alma. A Eucaristia é a consagração do pão no Corpo de Cristo e do vinho em seu Sangue que se renova na Comunhão. Já o Padre José Carlos da São João Vianney lembrou o envolvimento da comunidade na festa sagrada. “A missa de Corpus Christi teve o tapete feitos com materiais reciclados: casaca de ovo, pó de café e até as crianças trouxeram tapinhas de garrafas para ajudar”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA