Tem Festa no Céu neste Carnaval

0
1101

Foto:

Trecho da Festa no Céu

ROSANE NEVES REPÓRTER

Quem nunca ouviu a “Festa no Céu”, história da tradição oral, brasileira e do mundo, coletada por Luís da Câmara Cascudo? Pois, a Companhia Rodamoinho, núcleo da Cooperativa Paulista de Teatro, recriou este conto, transformando-o em peça de teatro, com a direção de Heraldo Guiaro. A encenação acontece no Teatro Cacilda Becker, inclusive neste Carnaval.
Com duração de 55 minutos, a peça conta a história do compadre sapo, que busca compreender problemas ecológicos que têm surgido em seu brejo e deseja participar da festa, que vai acontecer no céu. Ele engana o compadre urubu e viaja escondido nos pertences do amigo. Na volta, em pleno vôo, o urubu se descobre enganado.
Até aí, o texto é igual ao original, mas então vem a diferença e nasce o maior conflito da peça: jogar ou não jogar o sapo dos ares para a terra? A decisão do urubu e outros acontecimentos levam o público a refletir sobre a preservação da natureza e sobre o ciclo: vida, morte e renascimento.
Toda a música é realizada ao vivo pelos artistas, fruto de pesquisas e estudos, levando ao conhecimento do público ritmos (cacuriá, samba, marcha, rock, mambo) e instrumentos (violão, saxofone, pandeiro, zabumba, viola, banjo, tamborim, escaleta e caxixis) nem sempre conhecidos. As músicas são de domínio público ou foram compostas por integrantes da Companhia Rodamoinho.

Festa no Céu
Sábado e domingo, às 16h. Ingresso a R$ 6,00. Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295, Lapa. Telefones 3864-4513 e 3672-8939.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA