Tem Festa no Céu

0
1116

Quem nunca ouviu a “Festa no Céu”, história da tradição oral, brasileira e do mundo, coletada por Luís da Câmara Cascudo? Pois, a Cia. Rodamoinho, núcleo da Cooperativa Paulista de Teatro, recriou este conto, transformando-o em peça de teatro, com a direção de Heraldo Guiaro. A encenação acontece no Teatro Cacilda Becker.
Com duração de 55 minutos, a peça conta a história do compadre sapo, que busca compreender problemas ecológicos que têm surgido em seu brejo e deseja participar da festa, que vai acontecer no céu. Engana o compadre urubu e viaja escondido nos pertences do amigo. Na volta, em pleno vôo, o urubu se descobre enganado.
Até aí, o texto é igual ao original, mas então vem a diferença e nasce aí o maior conflito da peça: jogar ou não jogar o sapo dos ares para a terra? A decisão do urubu e outros acontecimentos levam o público a refletir sobre a preservação da natureza e sobre o ciclo: vida, morte e renascimento.
Toda a música é realizada ao vivo pelos artistas, fruto de pesquisas e estudos, levando assim ao conhecimento do público ritmos (cacuriá, samba, marcha, rock, mambo) e instrumentos (violão, saxofone, pandeiro, zabumba, viola, banjo, tamborim, escaleta, caxixis) nem sempre conhecidos. As músicas, que são de domínio público ou foram compostas por integrantes da Cia., ora apresentam os personagens, ora instauram conflitos, ora celebram a festa, ora dão a despedida, porque já é hora de partir. O preço do ingresso é R$ 6,00.

Festa no Céu
sábado e domingo, às 16h, no Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295, Lapa – Fone: 3864-4513 e 3672-8939

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA