Terminal inaugurado

0
1216

Foto:

Prefeita Marta Suplicy: felicidade

No sábado passado, foi apresentado o novo sistema Interligado que pretende facilitar o transporte de passageiros, através do corredor Pirituba/Lapa/Centro. Com a presença da prefeita Marta Suplicy, a cerimônia de inauguração teve descerramento da placa e explicações ao público por parte do presidente da São Paulo Transportes (SPTrans), Gérson Luiz Bittencourt. Ele disse que os 60 pontos do corredor serão monitorados por câmeras de televisão.
Além da prefeita, estiveram presentes na solenidade o subprefeito da Lapa, Adaucto José Durigan, o secretário Municipal de Transportes, Jilmar Tatto, e o presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego, Francisco Macena.
Marta disse que a cidade de São Paulo é muito desigual, dividida em dois tipos de pessoas: aquelas que têm carro e outras que não possuem veículo. O Passa-Rápido Pirituba/Lapa/Centro, como é chamado o corredor que liga a Região Oeste ao Centro da cidade, pretende melhorar o serviço para a população de baixa renda. Segundo a prefeita, os mais pobres gastam muito tempo e dinheiro para se locomoverem pela cidade. Ela espera do governo estadual uma posição para integrar as linhas de ônibus intermunicipais e estação de trem e metrô.
Segundo o proprietário da empresa Oak Tree, Luís Arthur Gatti Weigand, que possui 150 ônibus circulando em São Paulo, o usuário é que vai determinar a eficiência do sistema. “O que interessa ao passageiro é chegar ao seu destino o mais rápido possível”, afirma Weigand, elogiando o projeto, principalmente por causa da bilhetagem eletrônica – que começará a ser implantada em abril do ano que vem – e da integração, que deve garantir mais conforto, eficiência e rapidez no trajeto. A Oak Tree conta com duas linhas que passam pelo corredor.

Primeira semana

Durante a primeira semana de funcionamento do Passa-Rápido Pirituba/Lapa/Centro, houve muita desinformação, filas nos terminais e muito trânsito na Avenida Francisco Matarazzo e Rua Guaicurus. Muitos passageiros não sabiam que ônibus usar para ir até algumas regiões de Pirituba. A duração da viagem entre o centro e Pirituba aumentou em cerca de 30 minutos. A SPTrans informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que há necessidade de realizar “alterações em algumas linhas e reprogramação semafórica no Passa Rápido”.
A empresa que gerencia o sistema prometeu ainda aumentar a frota da linha Terminal Lapa – Praça Ramos de Azevedo (8000), passando de 22 para 40 carros; Terminal Pirituba – Praça Ramos de Azevedo (8400), de 23 para 43 veículos; e Terminal Pirituba – Metrô Barra Funda (8500), com acréscimo de dois ônibus.
Também haverá alteração na linha Penha – Lapa para evitar problemas na conversão da Avenida General Olímpio da Silveira para o Largo Padre Péricles. Seis linhas foram reativadas para atender as pessoas que se dirigem à área central. Mais informações pelo telefone 156 (24 horas) ou pelo site http://www.sptrans.com.br.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA