Testemunhas em mutirão

0
2246

Quem quiser saber como, de fato, funciona um sistema de mutirão na construção civil deve visitar o canteiro de obras da Congregação Leopoldina das Testemunhas de Jeová, na Rua Brentano (Vila Hamburguesa). No local, a instituição religiosa está erguendo um templo com mais de 300 metros quadrados de área construída, num terreno de 50m x 10m. “Esse projeto está sendo tocado na base do trabalho voluntário”, conta Rodolfo Park, relações públicas da Congregação Leopoldina. “Já tivemos um final de semana com 140 pessoas atuando nessa obra. São todos irmãos e irmãos aqui da Leopoldina e de outras Congregações espalhadas pela cidade”, acrescenta.
Com esse envolvimento comunitário, a nova sede (a atual funciona nas proximidades da Rua Guaipá) deverá ser inaugurada até o início de outubro. “Começamos as fundações no final de julho. A meta estabelecida é concluir os serviços em cerca de 60 dias. Os vizinhos que vieram conversar conosco ficaram supresos com esse prazo tão curto. Mas, até agora, estamos cumprindo o cronograma estabe-lecido”, afirma Park.
Os recursos para a compra do terreno e construção da sede vieram de inúmeras arrecadações espontâneas entre as diversas comunidades Testemunhas de Jeová.
Ao todo, o projeto da Congregação Leopoldina tem um custo estimado de R$ 400 mil.
No canteiro de obras é grande a participação das mulheres, vistas com freqüência fazendo trabalhos pesados. “É um serviço difícil, mas que recompensa. Faço isso por amor a Jeová e pelos irmãos da Congregação”, afirma Dailane Soares, 25 anos, da Congregação da Aclimação. O mesmo ideal fez com que Juliana Homerich, 27 anos, também vestisse botas, luvas e capacete. “Existe a vontade de estar junto com os irmãos e fazer com que a obra seja entregue dentro do prazo” .
Até fevereiro de 2006, as Testemunhas de Jeová em países com recursos limitados empenharam-se na construção de mais de 13 mil Salões do Reino, como são chamadas as sedes das Congregações locais.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA