Tênis para crianças carentes

0
1119

Foto:

Crianças assistidas pelo Centro de Desenvolvimento Comunitário da ACM-Lapa

Na última quinta-feira, o Centro de Desenvolvimento Comunitário da Associação Cristã de Moços da Lapa (CDC/ACM-Lapa) recebeu a doação de 180 pares de tênis Rainha. Os calçados foram entregues pelo Instituto Alpargatas, representado pelo diretor-executivo da instituição, José Berivaldo Torres Araújo. Com sede em Santa Rita (PB), o Instituto Alpargatas é o braço social da São Paulo Alpargatas, empresa nacional dona das marcas Mizuno, Daytona, Kichute, Havaianas, além da Rainha.
Segundo Berivaldo, o Instituto Alpargatas nasceu em janeiro deste ano para concentrar e sistematizar o trabalho social, que antes era feito espontaneamente por cada uma das unidades fabris da empresa. “É importante para a Alpargatas melhorar a eficiência nos programas de assistência social. Escolhemos Santa Rita como sede do Instituto porque esta cidade é a que registra o Índice de Desenvolvimento Humano mais baixo”, explica o diretor, que pretende estender o trabalho do Instituto para as cidades onde a empresa possui fábrica.
Na Paraíba, o Instituto Alpargatas está melhorando o nível da educação, por meio do esporte, para alunos de 7 a 17 anos nas 32 escolas públicas de Santa Rita. “Lá, além de doar material esportivo e recuperar quadras, ainda contratamos professores de educação física para prepararem didático-pedagogicamente os estudantes carentes e operarem práticas esportivas profissionais”, disse.
Acompanhado pela assistente da presidência da Alpargatas em São Paulo, Lucimar Lima de Menezes, Berivaldo ficou impressionado com o trabalho educacional desenvolvido pela ACM-Lapa. Segundo o secretário-executivo, Silvio Luiz Brandão Britts, as crianças de seis a 15 anos vindas de famílias carentes (renda até dois salários mínimos) recebem reforço escolar, noções de meio ambiente, trabalho artístico, teatro, dança e artesanato, além de aprenderem a preparar pão na oficina de padaria e realizarem um desfile de moda com roupas de papel. “A cada dois meses, um tema sobre sexualidade, violência, moradia, saúde, tóxico é desenvolvido pelos alunos. Eles fazem uma confecção de portfólio e um seminário final para debater questões polêmicas, que acontecem no cotidiano dos jovens”, revela Neidi dos Reis, coordenadora do CDC da ACM-Lapa. A aluna Chayenne Camila Polimédio, de 13 anos de idade, apresentou as salas e pediu um registro no Livro de Visitas.
Sócia há três anos na entidade, Lucimar só conheceu agora o trabalho social e comunitário da ACM-Lapa. Ela foi contatada por um dos 250 voluntários da associação, João Antonio Gutto, e pelo coordenador do Departamento de Programa, Edilson Piedade.
Quem quiser saber mais sobre os projetos sociais do Instituto Alpargatas pode ligar para (0xx83) 217-7618, fax (0xx11) 217-7610 ou ainda pelo e-mail jbaraujo@alpargatas.com.br. A ACM-Lapa fica na Rua Brigadeiro Gavião Peixoto, 1.100. Telefones 3832-7454, 3834-3544 e 3834-2463. E-mail unidlapa@acmsp.com.br.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA