Um barco no bairro

0
740

José de Oliveira Jr. Repórter

Um barco artesanal sendo construído em pleno Alto da Lapa. O marceneiro João Berruezo, o João do Barco, está construindo uma lancha de madeira de seis metros de comprimento em sua loja, que fica na Rua João Annes há 19 anos. A boca mede 2,12 metros, com capacidade de transportar sete pessoas. O motor de centro é Volvo Penta de 115 HP de potência. Ao todo, o barco pesa 900 quilos.
Este trabalho utiliza madeiras côncavas e convexas dos tipos amendoim (para o casco), cedro (colocado nas partes fora da água) e embuia (para o pára-brisa), além do painel feito de folha de raiz de árvore marroquina – o mesmo utilizado nos painéis de avião e dos carros da Ferrari.
“Toda a embarcação é feita de madeira, inclusive não é usado prego ou parafuso de metal. Trabalhamos com cavilha (prego de madeira) para construir um barco artesanal, como no passado”, revela João do Barco, ressaltando que a conservação é feita por meio da aplicação de verniz brilhante e resina. Segundo o artesão, a idéia é que todos os apreciadores da arte náutica percebam todos os detalhes do trabalho em madeira.
Para João do Barco, os estrangeiros são a maior clientela porque valorizam esse tipo de embarcação. “Os brasileiros não têm poder aquisitivo nem valorizam esta atividade. Por isso, o público-alvo a ser atingido é o colecionador norte-americano ou o europeu”, comenta o artesão, que tem 40 anos de experiência.
Como o marceneiro não consegue trabalhar no barco de madeira todo o dia, a sua lancha vai demorar uns seis meses para ficar pronta. “Só posso me dedicar à minha embarcação nos finais de semana ou durante a noite, porque em dias normais preciso dar conta das encomendas da marcenaria”, disse o marceneiro que constrói também veleiros, caiaques e peças de barco, como lemes, mobiliários e decorações.
Quem quiser conhecer o barco artesanal de madeira pode visitar a Marcenaria Berruezo, localizada na Rua João Annes, 37, Alto da Lapa. Telefone 3834-2479, fax 3834-3552. Quem quiser mais fotos de barcos feitos pelo artesão pode clicar o site www.berruezo.com.br.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA