Um voto conservador

0
979

Foto:

A seção 250 recebeu mais de 136 mil eleitores no primeiro turno

Com a liberação por parte do Tribunal Regional Eleitoral dos dados completos das Seção 250 (Lapa e região, num total de 136.557 votos apurados) é possível dizer com segurança: o lapeano vota de maneira mais conservadora. Na lista dos 10 candidatos a deputado estadual mais votados na seção, cinco são do PSDB – Marcos Zerbini (1º), Celino Cardoso (2º), Bruno Covas (3º), Celso Giglio (5º) e Ricardo Montoro (6º). Nesse ranking, dois são do PFL – Ângelo Elias Santos (4º) e João Melão Neto (9º) – e um do PTB, Edson Ferrarini (7º). Também figuram nesse ranking, ocupando o 8º lugar, um candidato do PPS, Vitor Sapienza (ex-PMDB). Fechando a lista aparece Rui Falcão, do PT.
Desse grupo de candidatos, apenas Ângelo Elias Santos não foi eleito, tendo uma presença mais significativa na região mãos próxima a Pirituba.
Alguns deles fizeram campanha e pediram votos na região da Lapa, como, por exemplo, Celino Cardoso, Bruno Covas e Ricardo Montoro. Quem procurou usar um discurso mais afinado com o bairro, participando inclusive de eventos comunitários, foi Celino Cardoso, que teve a confiança de 2.596 eleitores. Porém boa parte desses votos saíram de seções mais afastadas da Lapa, como o Parque São Domingos, em Pirituba, onde o deputado tem uma forte zona de influência.
Os 9.295 votos conferidos a Marcos Zerbini podem ser creditados ao intenso trabalho do parlamentar junto às comunidades de bairros vizinhos à Lapa, como Vila Jaguara. A influência de Zerbini na Lapa ou mesmo Leopoldina vem em segundo plano. Celso Giglio recebe votos de seções mais próximas a Osasco, seu principal reduto eleitoral. Já nomes como Ricardo Montoro (filho de Franco Montoro) e Bruno Covas (neto do ex-governador) se beneficiam do passado político de seus familiares, uma vez que não possuem ligações com a região da Lapa.
Ferrarini, Sapienza e Melão são candidatos experientes, que cativam eleitorado de diferentes regiões. Por fim, um trabalho de militância, característica marcante do PT, explica a votação de Rui Falcão, única estrela da esquerda nos ranking dos “10 mais”.

Deputado Federal

Os lapeanos ajudaram a levar para Brasília parlamentares com perfil ideo-lógico de direita como Paulo Maluf (PP), 1º no ranking da seção, com mais de 8.600 votos. Figura polêmica nas eleições 2206, Clodovil Hernandes foi o terceiro candidato a deputado federal mais bem votado na seção 250, recebendo o apoio de 4.711 eleitores. Entre ambos se posicionou o experiente tucano Walter Feldman, que fez campanha no bairro e levou 4.870 votos. A pequena diferença ente Feldman e Clodovil mostra a força da exposição na mídia do estilista. Fechando o ranking dos 10 mais bem votados na Lapa para a Câmara dos Deputados, está Paulinho, da Força Sindical. A existência de um Centro de Apoio ao Trabalhador na rua Catão trouxe um bom de votos ao sindicalista.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA