Unificação das estações de trem

0
1215

Foto:

José de Oliveira Jr.

JOSÉ DE OLIVEIRA JR. REPÓRTER

A Associação Comercial de São Paulo – Distrital Lapa (ACSP-Lapa) e a Associação dos Comerciantes, Proprietários e Empreendedores da Lapa (ACPEL-Lapa) se encontraram com o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, para discutir alternativas de melhor acesso da população para a região comercial do bairro. A reunião aconteceu na terça-feira, dia 17 de maio.
O secretário disse que no Plano Integrado dos Transportes Urbanos (Pitu) está prevista a unificação das duas estações de trem da Lapa (linhas A e B) para melhorar a circulação de pessoas de uma estação à outra, além de viabilizar o acesso dos moradores da Lapa de Baixo para o centro comercial do bairro. A previsão é que esta obra esteja concluída no ano 2010 e custaria cerca de R$ 18 milhões.
“Esta obra revitalizaria o centro comercial da Lapa, que precisa ser modernizado para atender novos moradores muito mais exigentes”, afirmou o presidente da ACPEL-Lapa e assessor especial da ACSP, Gaetano Brancati Luigi.
Fernandes reitera que o sistema metro-ferroviário é a alternativa mais viável para o transporte de massa na capital. De acordo com o secretário, São Paulo conta atualmente com 329 quilômetros de trilhos – dos quais 59 de metrô e 270 quilômetros de trem, transportando quatro milhões de pessoas, o que representa 80% do total de passageiros do Brasil. Entretanto, este número ainda é insuficiente para atender toda a população. “Nossa idéia é ampliar o sistema de metrô e modernizar os trens da CPTM para melhorar o transporte coletivo”, garante Fernandes, lembrando que o governo paulista investe seus recursos orçamentários sozinho neste sistema, não recebendo ajuda da União nem da Prefeitura.
O diretor de Planejamento e Expansão dos Transportes Metropolitanos, Renato Viegas, que trabalha há mais de 30 anos na secretaria, afirmou que existe um projeto de unificar a estação da Água Branca – atualmente só atendida pela Linha A da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) – e criar a estação de trem Bom Retiro. Segundo ele, seria criado um eixo central, formado pelas estações Lapa, Água Branca, Barra Funda, Bom Retiro e Luz – com maior circulação de passageiros da cidade. Até 2010, o intervalo entre os trens nas estações Barra Funda, Luz e Brás diminuiria de 10 para três minutos.
Fernandes disse que, nos moldes dos shoppings Tatuapé e Santa Cruz, acoplados com as estações de metrô, seria interessante uma parceria com a iniciativa privada para algo semelhante na Lapa, o que anteciparia o término das obras por haver mais recursos.
A ACSP-Lapa e a ACPEL-Lapa convidaram o secretário para uma reunião na Lapa no mês que vem.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA