Vacinação contra a gripe começa nesta segunda

0
822

Maria Isabel Coelho

Pessoas com 60 anos ou mais devem procurar os Postos de Saúde da rede municipal para se vacinarem contra o vírus Influenza (gripe) a partir desta segunda-feira, dia 24.
A vacinação é recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde para diminuir os coeficientes de mortalidade entre as pessoas que contraem a gripe nessa faixa etária.
Segundo a Coordenadora de Imunização do Município, Maria Lígia Ramos Nerger, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe vai até 5 de maio, é gratuita, e deve ser feita anualmente, pois o vírus se modifica constantemente.
Na Capital, a população nesta faixa etária está estimada em mais de um milhão de pessoas. Só na região da Lapa/Pinheiros, que compreende os bairros da Lapa, Leopoldina, Jaguaré, Jaguara, Perdizes, Alto de Pinheiros, Pinheiros, Itaim Bibi e Jardim Paulista, são , segundo a Fundação Seade, 96.280 idosos que deverão se beneficiar da vacina.

Imunização

Lígia explica que a vacina não tem efeito imediato. “Ela demora cerca de quinze dias para fazer efeito no organismo. Por esse motivo, a campanha acontece no período do outono, para oferecer proteção no inverno, quando ocorre maior circulação do vírus influenza”.
Além de proteger contra a gripe, a vacina também reduz o risco de doenças respiratórias, como pneumonia, e eventual morte causada por essa doença.
Por isso, todas as pessoas com 60 anos ou mais devem ser vacinadas, principalmente aquelas com câncer, os diabéticos, os hipertensos e as pessoas com doenças pulmonares crônicas.
A especialista destaca ainda a importância da vacinação, uma vez que a transmissão da gripe acontece por meio de gotículas de saliva que ficam no ar e que contém o virus Influenza, sendo altamente transmissível, passando rapidamente de uma pessoa para outra.

Tétano

As pessoas idosas devem aproveitar a visita aos postos de saúde para se vacinarem também contra o tétano, que é infecção bastante grave e fácil de ser contraída no di-a-dia, podendo, inclusive, levar a pessoa à morte.
Para proteção efetiva contra o tétano são necessárias três doses da vacina, que devem ser aplicadas a intervalos regulares, conforme orientação da unidade de saúde além de uma dose de reforço a cada 10 anos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA