Vida própria no bairro

0
811

As suspeitas de que um bairro pode ser uma minicidade já eram consideradas por todos. A novidade agora é que esta constatação é uma realidade medida em uma pesquisa feita por uma das mais respeitadas empresas de pesquisa, a InterScience. Segundo o levantamento, as pessoas estão cada vez mais atentas com o que acontece no bairro, consumindo os serviços em seus limites, procurando mais qualidade de vida no local onde moram.
A população se reporta mais ao bairro porque numa cidade com aproximadamente 10 milhões de habitantes, com trânsito caótico, violência crescente e dificuldade de relacionamentos, o melhor é ficar no seu cantinho. A noção de comunidade tem se perdido em São Paulo de forma assustadora. Paradoxalmente, o comportamento frio e individualista de metrópole acaba por fortalecer os laços coletivos locais. Neste caso específico, a Lapa é um exemplo que serve para a capital paulista.
O bairro tem vida própria. Seus estabelecimentos comerciais, suas casas, seu jeito de ser e, principalmente, as pessoas que se conhecem. Uma das conclusões possíveis da pesquisa da InterScience é a valorização do bairro – ficar próximo de onde vive está cada vez mais presente na cabeça do cidadão comum, pois uma das formas de fortalecer ainda mais a sua região é comprar produtos e consumir serviços de empresas do bairro.
Além do ponto de vista socioeconômico, outro dado importante revelado nesta semana foi a audiência pública na Câmara Municipal pela criação imediata do Conselho de Representantes nas 31 subprefeituras da capital. Este aspecto político está intimamente ligado com o fortalecimento da comunidade nos destinos da sua região. O conselho eleito por voto popular auxiliaria a governabilidade das subprefeituras, evitando o loteamento praticado por vereadores e aumentando a transparência da administração pública municipal. Os representantes da comunidade permitiriam uma legitimidade popular e um controle de desmandos, ou seja, seria o ideal de democracia direta, tão difícil de se instalar na nossa cidade.
Alerto o leitor para participar cada vez mais ativamente dos debates sistemáticos em torno do assunto para pressionar a Câmara dos Vereadores. É necessário aprovar o mais breve possível, no âmbito do Poder Legislativo municipal, a criação do Conselho de Representantes, previsto inclusive na Lei Orgânica do Município (uma espécie de Constituição da cidade). Na próxima quarta-feira, acontece a reunião mensal do Fórum Lapeano da Cidadania, cujo tema será o voto distrital. Esta é uma ótima oportunidade da população mostrar seu posicionamento sobre a política local.
Nesta edição, o leitor saberá os detalhes do estudo da InterScience sobre o comportamento dos moradores de São Paulo e também poderá obter mais informações sobre a necessidade de se valorizar o bairro também politicamente. Boa reflexão.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA