Vigilância irá visitar residências

0
1266

Foto:

Pratos devem estar secos ou com areia até a borda

A veterinária responsável pelo Serviço de Vigilância de Saúde Ambiental da Lapa/Pinheiros, Maria Cecília Marcondes Veiga, informa que estará sendo realizada de 6 a 11 de fevereiro a Avaliação de Indentidade Larvária (ADL) na região. O trabalho é feito para identificar e avaliar o grau de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue.
Segundo ela, os agentes do serviço estarão visitando algumas residências para coleta de larva. ” São sorteados imóveis em cada quarteirão, o agente visita e faz uma vistoria no imóvel para coleta, caso seja encontrada a larva. Depois enviamos essas amostras para laboratório, para ser avaliado se a larva é ou não do Aedes”, explica a veterinária.
Cecília disse que com esses resultados é possível ter uma idéia dos locais com mais larvas e qual o risco de transmissão da doença em determinada região. ” Assim sabemos onde focar nossa atividade e que tipo de ação tomar”.
Dependendo da características dos locais onde a larva está depositada como por exemplo vasos de plantas, o serviço de saúde alerta os moradores para alguns cuidados especiais e, principlamente, para não deixar água limpa parada.

Previna-se

A Coordenadora do Projeto de Vigilância e Controle da Dengue da Secretaria Municipal da Saúde, Bronislawa Ciotek de Castro, explica que a dengue é uma doença causada por virus e é transmitidos por meio da picada do mosquito Aedes aegypti.
Os principais sintomas da doença aparecem em 5 ou 6 dias após a picada. “Ao aparecimento súbito de febre alta e mais dois outros sintomas como dor de cabeça (na região dos olhos), dores pelo corpo, manchas avermelhadas, náuseas, vômito e diarréia, a pessoa deve procurar uma unidade de saúde e seguir as orientações médicas”, alerta.
Uma das maneira de prevenir é não deixar água limpa parada e colocar areia nos pratos de plantas até a borda. Ela explica que de nada adianta deixar o prato com apenas um pouco de areia, a água fica depositada por cima e a larva pode se desenvolver da mesma forma.
Outro alerta da especialista é quanto a limpeza desses pratinhos que deve ser feita com bucha, para eliminar as larvas. “Elas sobrevivem até um ano nas bordas desses recipientes mesmo ele estando sem água. Quando o líquido é depositado ela volta a se desenvolver. Noventa e um por cento dos criadouros estão nos nossos quintais”, revela, acrescentando que esse ano nenhum caso de dengue foi confirmado na Cidade.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA