Villa-Lobos sem animais e hot-dog

0
1471

EDUARDO FIORA

O que um cachorro-quente, aparentemente confiável tem a ver com um filhote de puddle, supostamente saudável ?Se você quiser saber a reposta basta olhar para o portão principal do Parque Villa-Lobos e para o bolsão de estacionamento próximo a esta área. Ao redor do portão não existem mais as sete barracas de alimentação nem as cinco de locação de bicicletas. A área reservada para carros, que havia sido tomada pela feirinha de cães e gatos, foi totalmente desocupada. “Não podíamos permitir que a feirinha continuasse a ocupar irregularmente um espaço destinado a quem vem ao Villa-Lobos de automóvel”, explica o administrador do parque, Flávio Scavasin, que responde à Secretaria Estadual do Meio Ambiente, já que o Villa-Lobos não está sob jurisdição municipal. “Quando, no dia 6 de agosto, uma equipe da prefeitura, acionada por nós, veio providenciar a retirada dos animais, acabou constatando que também havia irregularidades nas tendas de alimentação, sobretudo na questão da higiene, e na locação de bicicletas. Assim, os fiscais removeram, imediatamente, as barracas do local”, acrescenta Scavasin.
Como sempre acontece em situações como essa, o coro dos descontentes é grande. Quem vende não se conforma com a proibição;quem passeia pelo parque, apesar de ganhar conforto na questão das vagas para estacionar, se queixa da ausência de hot-dogs, pastéis e bebidas num ponto estratégico como o portão principal, uma vez que a única lanchonete existente no interior do Villa-Lobos encontra-se do lado oposto. “Já estávamos estudando uma maneira de legalizar o comércio de alimentos ao redor do parque, com o objetivo de dar à população um serviço mais adequado” No local, por exemplo, não existe rede de água e esgoto, sem as quais a venda de certos produtos comestíveis fica completamente comprometida.
Segundo Scavsin, um edital, a ser publicado em breve no Diário Oficial, estabelecerá as normas para uma licitação, proporcionando a volta das barracas de comida e de bicicletas, algo que deve ocorrer até o mês de outubro.
Sobre a questão da proibição da venda de animais, o administrador do Villa-Lobos faz questão de dizer que a maioria das barracas instaladas não pertencia a criadores profissionais. “Em outras ocasiões, quando tentamos livrar a área, a polícia fez um Boletim de Ocorrência. Foram ouvidas 22 pessoas e somente duas é que se apresentaram como criadores efetivos.” Isso, de acordo com Scavisan, explica o fato de, muitas vezes, serem encontrados filhotes mortos, largados nas calçadas, bem como o grande número de reclamações por parte da população, que pensando levar uma cria de determinada raça, na verdade estava comprando um cachorrinho de outra origem, não raramente cheio de doenças.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA