Votação começa às 8h

0
1249

Foto:

Sistema eletrônico garante agilidade

Neste domingo, os brasileiros vão às urnas para escolher seus representantes à Deputado Federal, Deputado Estadual, Senador, Governador e Presidente da República.
O início da votação está programado para 8h, com encerramento previsto para 17h.
Só na Capital, cerca de 8 milhões de pessoas devem votar. Desses, cerca de 160 mil eleitores da Lapa farão a escolha dos seus representantes. Na região do Rio Pequeno, que compreende o Jaguaré, serão mais 204 mil pessoas aptas a exercer o direito do voto. “É nessa hora que somos todos iguais e temos o mesmo valor: o de um voto”, declarou o diretor do Cartório Eleitoral da 250ª Zona da Lapa, José Coelho, lembrando que “antes de ser uma obrigação, o exercício do voto é um direito que temos para mudar tudo aquilo que acreditamos estar errado”.
Para evitar filas e erros, Coelho recomenda que o eleitor faça sua “colinha”, anotando os números de seus candidatos em um papel, antes de se dirigir à seção eleitoral. “A Justiça Eleitoral está distribuindo milhares de impressos para servir como guia de votação, onde o eleitor pode anotar o número dos candidatos na seqüência de votação da urna eletrônica”, avisa ele.
Com a cola em mãos, o eleitor deve comparecer a sua seção com o Título de Eleitor e um documento oficial com foto que comprove sua identidade. “Pode ser Carteira de Identidade, Certificado de Reservista, Carteira de Trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação. Caso ele não esteja com o título, o documento com foto garante sua identificação”, explica Coelho.
Como é uma eleição demorada onde o eleitor terá que votar em cinco cargos, grupos de funcionários de cada escola foram treinados pela Justiça Eleitoral para orientar o eleitor e distribuir os guias de votação.
Listas com nomes e números dos candidatos ficarão afixadas e poderão ser consultadas nos locais de votação.
Quem estiver na fila às 17h receberá uma senha para votar. Já as pessoas que estiverem fora do seu domicílio eleitoral poderão justificar o voto em qualquer um dos locais de votação. “Basta dirigir-se ao Balcão de Justificativa”, orienta o diretor.
A “boca de urna”, distribuição de propaganda política, continua proibida em qualquer lugar. “Longe ou próxima dos locais de votação. A manifestação individual (silenciosa) é permitida desde que o eleitor não faça manifestação verbal de nenhum dos candidatos. Ele pode ir com bottons, camiseta e até bandeira, que deve estar enrolada dentro da seção eleitoral. O que não pode é fazer a distribuição de material de propaganda no dia da eleição”, comunica Coelho.
Na Lapa, as informações e denúncias de irregularidades podem ser feitas pelo 3673-7476, e na região do Rio Pequeno, que compreende o Jaguaré, o número é o 3726-5266.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA