Voto distrital precisa ser debatido

0
854

Foto:

Para FHC sociedade tem de ser informada sobre a essência do voto distrital

Depois do Rotary Lapa, que no mês passado abordou o tema do voto distrital em palestra proferida pelo deputado Arnaldo Madeira (PSDB-SP), agora foi a vez da Distrital Lapa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP-Lapa) entrar na discussão desse importante tema da agenda política nacional. Na quarta-feira, 29, uma delegação de membros da entidade participou do seminário “Meu voto é distrital : a reforma política que interessa” promovido pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil. Os protagonistas do debate foram Fernando Henrique Cardoso e Carlos Veloso, ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral.
FHC reconheceu que é preciso simplificar as estratégias de comunicação daqueles que, como ele, defendem a adoção do voto por distritos no Brasil (níveis Federal, estadual e municipal), uma vez que o tema tem muitas variáveis. “Precisamos dizer, claramente, uma coisa básica: somos favoráveis ao voto distrital,um sistema que, diferentemente do voto proporcional, torna mais próxima a relação entre eleitores e candidatos, pois o foco da eleição é transferido para áreas bem restritas (os distritos eleitorais)”, afirmou o ex-presidente da República.
Com a experiência de uma vida pública vivida nos poderes Legislativo e Executivo, Fernando Henrique Cardoso fez um alerta, que ganha força num momento em que o PT coloca em discussão a possibilidade da convocação de um Constituinte, onde estaria em jogo um possível terceiro mandato de Lula. “O sistema eleitoral brasileiro, centrado no voto proporcional para o Legislativo já apresenta sinais de grande esgotamento perante a sociedade. Na Venezuela, Chaves assumiu num contexto de esgotamento dessa modalidade de voto. Ele se aproveitou desse esgotamento. No Brasil, não estamos imunes a ações de algum aventureiro que queira se aproveitar desse cansaço. De repente,vem alguém e diz: é preciso andar mais depressa. E o povo pode aplaudir”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA