Zé Rodrix faz palestra aberta a não-maçons

0
1615

A Loja Maçônica Estrela da Lapa número 7 realizou uma palestra branca, onde foi permitida a participação de não-maçons, inclusive mulheres, na quarta-feira, dia16, na sede da entidade, na Rua Dronsfield. Durante a reunião, o venerável mestre, José Claro Machado, convidou o escritor, publicitário e músico José Rodrix Trindade, o Zé Rodrix, para falar sobre o tema “Templo Interior”.
Formado em música pela Universidade do Rio de Janeiro e filho de maçom, Rodrix relembrou a infância e a época que a maçonaria era uma organização extremamente secreta. “Minha mãe só ficou sabendo que meu pai era maçom quando ele morreu”, comparou o palestrante com os dias atuais, onde até as mulheres podem ter acesso as reuniões da maçonaria, como a de quarta-feira.
Autor de dois livros, Johaben: Diário de um construtor do Templo e Zorobabel: Reconstruindo o Templo, de uma trilogia sobre o tema, ele se reportou aos primórdios da humanidade e lembrou a época, de 1000 a.C., da construção do Templo de Jerusalém, empreendida pelo Rei Salomão, passando pela influência da maçonaria nos mais importantes acontecimentos da sociedade brasileira e mundial. “Uma coisa real é que a gente se transforma em outra pessoa quando entra na maçonaria, ela faz com que a pessoa faça um compromisso pelo bem da humanidade”, afirmou ele.
Baseado nessa transformação, o especialista falou da necessidade do contato com algo sagrado. “A maçonaria não quer saber a religião de cada um. A maçonaria nos ensina a criar esse templo, para conversar com aquilo que é sagrado”.
Para ele, a maçonaria como uma escola. “A gente aprende a se conhecer e todo esse aprendizado só tem sentido se aplicarmos lá fora”.
Em sua palestra, Rodrix reconheceu que, nos últimos anos, a maçonaria tem se eximido de fatos importantes. “Mas nós sabemos que nossa ação dá uma contribuição essencial pela ética aplicada”, revelou ele, como um dos fatores fundamentais na formação da humanidade. “A gente aprende a trabalhar a pedra e transformar vício em virtudes. Se conseguirmos fazer a nossa parte estamos contribuindo para a glória do Grande Arquiteto do Universo”, concluiu Rodrix a importância da construção do templo interior.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA