Zoonoses visita a Vila Ipojuca

0
1377

Foto:

A técnica Rosana Goretti Dongo conversa com a moradora Assumpção Lameirinha

ROSANE NEVES REPÓRTER

Equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) intensificou os trabalhos de combate à dengue, de 12 a 16 de janeiro, em algumas regiões da Vila Ipojuca. Profissionais do CCZ visitaram algumas casas do bairro e aplicaram questionários em seus moradores, testando o conhecimento da comunidade sobre a doença. Enquanto os questionários eram respondidos, os técnicos aproveitaram a visita para vistoriar a residência, verificando possíveis criadouros.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de CCZ da Lapa, Cecília Veiga, o objetivo deste trabalho é verificar o grau de conhecimento da população. Ela explica que foram selecionadas 15 quadras do bairro, considerando os registros de focos do mosquito da dengue no bairro. Além disso, a necessidade deste trabalho surgiu após a detecção de 28 casos de dengue na Vila Ipojuca, em 2003.
A proposta de concluir o trabalho nas 15 quadras selecionadas numa semana foi cumprida, com exceção das recusas em atender as equipes e também das residências fechadas – talvez por motivo de viagem. A recepção, segundo os técnicos que trabalharam no projeto, foi muito boa na maioria dos moradores da região.
Quanto ao conhecimento da população, Cecília afirma que ainda é cedo para uma avaliação. “Interromperemos o trabalho por uma semana e depois voltaremos novamente à rua com os questionários. Só então, iremos avaliar as respostas”, observa.
Nas ruas, os trabalhos das equipes eram bem aceitos pela maioria da população. Os moradores respondiam o questionário e em seguida ouviam as respostas corretas dos técnicos da equipe. Depois, acompanhavam o trabalho de vistoria no imóvel e recebiam as instruções.
Para a moradora Joana Mello, este trabalho é muito importante. “As equipes vêm sempre fazer a vistoria nos imóveis. Acho que o problema é a falta de consciência da população, que não tem o cuidado necessário com os possíveis criadouros do mosquito. Acho a pesquisa válida, pois testa nosso conhecimento”, afirma.
As moradoras Assumpção Lameirinha e Márcia Perrone também receberam bem os técnicos e responderam o questionário. Em seguida, acompanharam a vistoria e prometeram prestar atenção em pratos de planta no quintal. As duas concordaram com a vizinha Joana Mello da importância deste trabalho na comunidade.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA