Creche fecha as portas

0
1173

Foto:

SEM LEGENDA

A Casa da Criança Paulo de Tarso fecha definitivamente suas portas (na Rua Moxei, 96), no próximo dia 14, após 30 anos de serviços prestados à comunidade. Segundo o presidente da instituição, Alexandre Costa Berbel, as condições financeiras se agravaram nos últimos cinco anos, principalmente, depois da transferência do serviço da Secretaria de Assistência Social para a Educação, quando as exigências e os gastos aumentaram.
Ele afirma que antes os funcionários tinham o primário e hoje os educadores precisam estar formados em pedagogia. “No final do ano temos  dificuldades para pagar o pessoal, principalmente por causa do 13º”, comentou ele.
A creche é conveniada da Prefeitura. “Mas o repasse de verbas da Secretaria da Educação e a renda dos eventos realizados pela instituição são insuficientes para manutenção”.
Já a dirigente de Ensino de Pirituba, responsável pelas escolas e Centros de Educação Infantil (antigas creches) na região,  Sueli Eguchi, afirma que foi solicitado ao presidente da Paulo de Tarso que permanecesse com atendimento às (60) crianças até dezembro. “Mas ele foi irredutível e disse que a creche fecharia em outubro”.
Berbel esclarece que não possui condições de manter a instituição em funcionamento. “Hoje o passivo trabalhista para fechar as portas dentro da Lei, sem deixar ninguém na mão é de aproximadamente R$ 45 mil. Se eu deixar para dezembro não tenho dinheiro para pagar todo mundo”.  
Sueli revela que ofereceu a possibilidade da Educação alugar o prédio do Centro Espírita Caminho de Damasco, onde está instalada a creche da instituição, por R$ 3.500,00 para ajudar a entidade. “Sugerimos que eles (diretores do Centro Espírita) repassassem o valor para manutenção da Cei, mas não teve jeito”, informou a dirigente de ensino municipal
Em carta aberta à população, a Casa da Criança Paulo de Tarso, lamenta  agradecendo a todos os voluntários e pessoas que fizeram doações durante os 30 anos de existência da creche.
As crianças foram encaminhadas para outras Ceis da região como Santa Maria e Nossa Senhora do Rosário.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA