Sorriso em dia

0
1467

Foto:

Dr. Roberto Barreto Mendes

Dentes bonitos é a vontade de todos. Mas os cuidados com a boca nem sempre são os ideais. Com o tempo, isso acarreta em muitos problemas e, no final, a perda do dente. “Antigamente as pessoas perdiam mais por cáries ou tratamentos inadequados. Hoje, a causa da perda de dentes está sendo mais por problemas funcionais e mudanças de hábito”, conta o cirurgião-dentista Roberto Barreto Mendes, especialista em implantes dentários e disfunção na articulação.
Com a perda dos dentes, problemas podem surgir. “A mordida vai ser alterada, vai causando problemas na musculatura e a parte neurológica da face e articulação temporomandibular. Além de atrapalhar na eficiência da mastigação e causar dores faciais”, diz. Outro problema é a perda óssea.
A solução para isso pode ser um implante dentário. “Com a instalação do implante, a perda óssea é muito menor. É como se tivesse um dente estimulando essa região para que não ocorra a perda óssea”, conta o Dr. Roberto, que já trabalha há 17 anos com implantes.
“Recebo muitos pacientes que já perderam os dentes ou estão em fase de perdas e ficam preocupados. E têm aqueles jovens que vem porque não nasceram com determinados dentes ou se acidentam e perdem o dente”, diz.
O processo não tem mistérios. Primeiro, ele faz uma consulta inicial para conhecer o paciente e analisar o caso. Na consulta seguinte já pode ser feita a instalação do implante, que é bem rápida. Já a colocação da prótese do dente definitivo leva mais tempo: de 3 a 4 consultas, para serem feitas as devidas provas. Ele garante que não dói muito. “Uso menos anestesia para colocar um implante do que para um canal”.
A duração do implante depende dos cuidados que o paciente tenha ou alguns problemas que possa sofrer, como acidentes ou bruxismo. Depois de colocado, é necessário acompanhamento do profissional e um raio-x anual, para garantir que tudo está bem.
Mas, o mais importante mesmo, é cuidar bem dos dentes. “O dente natural é sempre melhor. Existem outros tratamentos. Só em último caso que se indica uma extração e instalação do implante”, aconselha ele.

Dr. Roberto Barreto Mendes
Rua Dr. Paulo Vieira, 156, Sumaré
Telefone 3862-2200
www.sorrirbem.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA