Aprendendo|Rock´n Roll

0
1196

Foto:

Rainer: tocando e ensinando rock

Depois do lançamento do filme “Escola do Rock” (2004), em que um roqueiro finge ser professor substituto de uma escola infantil e tenta tornar seus alunos em astros do rock, muitas escolas viram aí uma boa ideia de criar cursos de música focados no rock.
E foi isso que aconteceu com a Studio Paris Escola de Rock. A escola já existe desde 1986, sob o comando de Rainer Tankred Pappon, professor de guitarra e baixo. “Eu sempre dei aula. E agora virou escola de rock porque juntei outros instrumentos para aula. Tenho professores de bateria, teclado, baixo, voz…”, diz ele.
O nome atraiu muitos alunos interessados no rock, mas esse ritmo não é exclusivo, como Rainer explica: “De início é rock, o repertório básico dos clássicos de rock. E quase todos os alunos querem aprender. Mas tem alunos que querem aprender bossa nova, jazz, aí a gente ensina também”. Rainer toca desde os anos 1970 e tem uma banda, The Central Scrutinizer Band, que homenageia Frank Zappa.
Um ponto positivo é que a escola é um excelente lugar para se conhecer outros músicos e formar uma banda. “Esse é o nosso diferencial. A molecada não tem com quem tocar fora da aula. É difícil para eles arrumarem outros colegas de banda. E aqui então a gente junta o pessoal, apresenta um para o outro”, ele conta. Entre os planos futuros está fazer uma apresentação de todos os alunos em uma matinê.
E não são só os meninos que têm espaço lá. As meninas e mulheres também têm seu espaço garantido. A idade mínima é 8 anos. “O aluno mais novo que tenho tem 11 anos. É complicado para um garoto com menos de 8 anos tocar alguma coisa”. O curso não tem tempo certo para acabar e vai de cada aluno, dependendo do que ele quiser aprender. As aulas podem ser individuais ou em grupo, ficando a critério dos alunos.
Além de escola de música, o local também funciona como um estúdio de ensaio e gravação. “Durante o dia é horário de aulas, em geral. E à noite são ensaios e gravações com bandas”, explica. A escola fica aberta todos os dias da semana, a partir das 9h. É só se matricular e estudar para libertar o rockstar que existe dentro de você!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA