Portinari em exposição no|Centro da Cultura Judaica

0
963

Foto:

São 70 obras expostas

O Centro da Cultura Judaica inaugurou, no dia 16 de junho, a exposição Portinari em Israel com obras de Cândido Portinari (1903-1962), artista que é considerado referência das artes plásticas brasileiras no século 20. A mostra, que fica em cartaz até 6 de setembro, reúne pinturas, desenhos e esboços feitos pelo artista após sua viagem à Terra Santa, em 1956.
A curadoria é de João Candido Portinari, co-curadoria da professora Maria Luiza Tucci Carneiro, coordenação-geral de Noélia Coutinho (Projeto Portinari) e cenografia de Pedro Mendes da Rocha. São 70 obras das 122 produzidas pelo artista. São esboços feitos durante a viagem, desenhos e pinturas criados após seu retorno ao Brasil e levaram cerca de um ano para serem reunidos para esta exposição.
Em 1956, por ocasião da exposição de suas obras em Israel, o artista viajou em companhia da esposa Maria e do filho João Candido. Durante um mês, ele percorreu o território de Israel, suas cidades e os kibutzim, nome dado às colônias coletivas que estavam sendo criadas naquela época.
No piso térreo em um painel, o visitante vê a contextualização de toda a série por meio de uma cronologia tripla, que foca a vida de Portinari, rememorando sua infância, a mudança para o Rio de Janeiro, seu reconhecimento como um grande artista e a sua morte, intoxicado pelas tintas. E também a conjuntura nacional e internacional na década de 50, com toda a realidade política, histórica e cultural da época. O primeiro andar abriga a aclamada exposição com pinturas, esboços e desenhos organizados pela curadoria do projeto.
Além da exposição, o CCJ montou uma biblioteca com livros e documentos sobre a vida e a obra do artista e seus contemporâneos do movimento modernista, objetos da viagem de Portinari a Israel, como bilhetes, documentos e a carta-convite do governo israelense enviada ao artista. Uma equipe de monitores e educadores foi treinada para explicar as obras e acompanhar os visitantes.
Outros eventos acontecem em torno de Portinari. São bate-papos e encontros que discutirão a obra e a vida do artista. Além disso, gastronomia, contação de histórias e outras atividades como concertos musicais inspirados no movimento modernista do qual o pintor participou ativamente. A programação completa está no site www.portinariemisrael.org.br.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA