Talento desde jovem

0
1993

Foto:

Eltton faz os mais variados trabalhos em madeira

Na hora de decorar sua casa ou apartamento, a escolha dos armários é complicada. Se não for escolhido um bom profissional, no futuro isso pode dar muita dar de cabeça. Por isso é importante pesquisar bastante antes da escolha final.
Eltton Furbino dos Santos é um marceneiro de talento. Começou na carreira com apenas 13 anos. “Fiz um curso no Senai, no Centro de Aprendizagem Industrial, que durava dois anos. Tinha que escolher a modalidade. Meu pai era da Eletropaulo e me indicou ir lá para poder trabalhar na Eletropaulo. Só que eu gostei do curso de marcenaria. Eu podia fazer as coisas, ver pronto. Então comecei a fazer o curso”, conta.
Desde o começo ele se destacou. Toda competição ou torneio em que entrava na escola ele ganhava em primeiro lugar. Entre os prêmios, ganhou uma competição estadual. E resolveu seguir essa carreira. “Logo depois que eu comecei marcenaria, vi que era isso que queria. Eu tinha um dinheiro guardado e comprei a primeira serra. Demorei uns três anos para comprar tudo o que tenho aqui”, diz ele.
Hoje o forte de Eltton são os armários embutidos e cozinhas sob medida, mas ele gosta de fazer tudo o que envolva madeira. “Aqui não é igual loja, que só tem aquele padrão. O cliente vem, pede e eu faço. Eu quem faço o projeto”. Ele conta que há clientes que às vezes pedem para trocar uma porta, um rodapé, e ele acaba aceitando o serviço.
São vários os tipos de madeira usados, em especial o MDF, e diferentes tipos de acabamento. Ele também já fez peças para vários artistas plásticos. Ele usa detalhes de acabamento que fazem toda a diferença, como vidros, maçanetas e mais, sempre pensando na harmonia da peça final.
O prazo de entrega depende do quanto de serviço ele tenha naquele período. “Um apartamento de uns 60 m2, fazendo inteiro, eu demoro geralmente um mês. Mas pode ser que demore mais”, ele explica.
Eltton não tem medo de desafios e é categórico: “Projeto louco para marceneiro é fazer um serviço rápido e bem-feito. Mas tem que fazer, trabalhar não importa o que aconteça. Levar a sério, trabalhar todos os dias”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA