Eleições 2010: veja|demandas da região

0
844

Foto:

Ceagesp tem 700 mil metros quadrados

No cenário político deste ano, as eleições de outubro fazem com que vários candidatos circulem pela região em busca do voto de confiança do eleitor. Tanto no plano estadual quanto no federal, existem demandas comunitárias que, para serem atendidas passam pelo crivo da Assembléia Legislativa, do Congresso Nacional, em Brasília, ou até mesmo pelo gabinete do presidente da República. Confira algumas das ligações existente entre o cenário dos bairros da gente com o exercício do direito do voto.

Ceagesp
A Companhia Geral de Armazéns do Estado de São Paulo (Ceagesp), controlada pelo governo federal (Ministério da Agricultura) mantém um complexo de 13 centrais atacadistas, que asseguram o abastecimento de grande parte do estado. O Entreposto Terminal de São Paulo da Ceagesp, localizado na Vila Leopoldina, está entre os maiores do mundo em volume de comercialização. Por seus portões passam, todos os dias, mais de 10 mil toneladas de frutas, legumes, verduras, pescados e flores, vindos de todas as regiões do Brasil e do exterior, que abastecem mais de 60% de horticolas da Grande São Paulo. Em seus 700 mil metros quadrados, o entreposto da capital recebe intenso fluxo de veículos de carga e população de cerca de 30 mil pessoas/dia. Em 1994, a Ceagesp, até então controlada pelo governo paulista, passou para as mãos da União (negociação de dívidas do Estado de São Paulo com o governo federal na gestão Mário Covas). Desde a gestão Alckmin, o PSDB tenta, sem sucesso, negociar com o governo Lula a volta do entreposto para a administração estadual com plano de transferi-lo da Leopoldina, algo que não faz parte dos planos da administração petista.

Metrô
O Plano Regional Estratégico da Subprefeitura da Lapa, elaborado em 2004, prevê a ampliação do sistema metroviário na região, com estações ao longo da Rua Cerro Corá, Avenida Imperatriz Leopoldina e Avenida Jaguaré. Quem administra o Metrô é o governo estadual e os recursos injetados nesse sistema passam pela aprovação da Assembléia Legislativa. Portanto, a ampliação em direção à Leopoldina e Jaguaré depende diretamente do Executivo e Legislativo paulistano.

Saúde
O futuro do Hospital Sorocabana passa pelas três esferas de governo: federal, estadual e municipal, contemplando renegociações de dívidas e injeção de recursos para modernização de estruturas e de equipamentos.

Enchente
Grandes obras capazes de por fim ao crônico problema das enchentes nos bairros da região não dependem apenas do orçamento municipal. Tanto é que o governo Lula chegou a colocar à disposição do governo Kassab recursos do PAC para obras de porte no sistema de drenagem. Também cabe ao governo estadual reservar recursos para esse tipo de intervenção, algo que passa pelo crivo dos deputados estaduais.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA