Inverno muito bem nutrido

0
1517

Foto:

Dra. Renata dá bons conselhos

Massas, vinhos, queijos, chocolates, pães… é só o friozinho chegar que o nosso apetite parece acordar pra valer. Deixamos de lado as comidinhas leves do verão – saladas, frutas – e escolhemos coisas mais pesadas e quentes.
Mas esse aumento de apetite no inverno não é uma ilusão, como explica a nutricionista Renata Ferreira Buzzini: “Nosso corpo consome mais no frio. Nosso gasto energético aumenta porque nosso corpo tem que trabalhar mais para manter a temperatura corporal. E aí ele busca uma fonte primária de energia, que é o carboidrato. Por isso temos vontade de comer mais doce, pão, sopas, massas”.
É importante prestar atenção no consumo de calorias, especialmente porque nessa época fazemos menos atividade física por causa do frio. “Quanto mais carboidrato a gente come, mais tem a formação de gordura. Se procuramos alimentos mais calóricos e gastamos menos calorias, temos um aumento de peso”, diz a doutora.
As fondues e vinhos são perigosos, pois são bastante calóricos. Uma sugestão é consumir o vinho moderadamente e optar por uma fondue menos gordurosa, feita com queijo branco, por exemplo. A Dra. Renata dá algumas dicas: ao invés de recorrer ao chocolate quente ou ao café para se esquentar, opte pelos chás, principalmente aqueles que aumentam a imunidade (como o de gengibre, anis, hortelã, alecrim), pois essa época é propícia aos resfriados. Se a salada for ficar de lado, consuma vegetais cozidos, de preferência no vapor, para não perderem os nutrientes. Sopas também são uma boa pedida para o consumo de vegetais. As verdes possuem bastante vitamina K, que protege o coração e os ossos.
Para os doces, cozinhe frutas no micro-ondas ou na panela de pressão. Ou então uma sugestão é fazer vitaminas de frutas cítricas e acrescentar gengibre, que aquece o corpo. E mais: “Para você permanecer com saciedade durante o dia e não ficar atacando os carboidratos à tarde, é legal tentar colocar fibras – germe de trigo, farelo de aveia. Elas aumentam a saciedade e te protegem”, ela completa.
O importante é não desandar na dieta no inverno. “Não adianta só manter um corpo bonito no verão. No inverno tem que tentar também. E dá para fazer. Se tiver um pouquinho de cuidado, dá para maneirar nas calorias e fazer uma alimentação bem equilibrada”, a doutora finaliza. E a busca pelo corpo ideal para a praia será bem mais fácil quando a temperatura começar a subir.

Renata Ferreira Buzzini
Avenida Pompeia, 2.082, Pompeia
Telefones 3871-5708 e 3673-4354

COMPARTILHE
Artigo anteriorÉ tempo|de sopas
Próximo artigoConhecendo|seu corpo

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA