Nova drenagem prevê galeria na Pompeia

0
745

Foto:

Comunidade quer o fim das enchentes

Basta vontade política da Prefeitura para dar à Pompeia aquilo que o bairro tanto almeja: o fim do drama das enchentes. O estudo de obras antienchentes encomendado pela extinta Empresa Municipal de Urbanização (Emurb), hoje desmembrada em SP Obras e SP Urbanismo, já foi concluído e aponta como solução mais factível a construção de uma nova galeria para a captação de águas pluviais (Córrego Água Preta).
O Consórcio Maubertec, responsável pela realização dos estudos, já entregou à Prefeitura um relatório no qual indica duas alternativas de obras de combate às enchentes: piscinão ou uma nova galeria. “A solução mais viável é construção de uma segunda galeria (a partir da parte mais baixa da Pompeia) levando as águas pluviais ao Rio Tietê”, afirma José Carlos Medina, engenheiro do Consórcio Maubertec. “O piscinão é uma obra bem mais cara e implica em desapropriações”, acrescenta Medina.
A nova galeria, segundo o engenheiro, em alguns trechos correria em paralelo àquela hoje existente; em outras áreas percorreria caminhos diferentes. “Com uma obra desse porte o problema das enchentes na Pompeia estaria resolvido”, garante engenheiro.
O dinheiro para obras deste tipo tem um caixa específico: os cofres da Operação Urbana Água Branca, sob responsabilidade da Secretaria do Desenvolvimento Urbano. Entrevistado pelo Jornal da Gente, o secretário Miguel Bucalem diz que a secretaria ainda avalia o estudo de drenagem da Maubertec. “É um projeto que está em andamento para resolver esse problema (enchentes). A idéia é concluí-lo o mais breve possível. É uma obra que deverá ser feita com verbas da própria Operação Urbana Água Branca”, afirma Bucalem que se comprometeu em receber em seu gabinete a presidente da Associação Amigos da Vila Pompeia, Maria Antonietta Lima e Silva. “Mais uma temporada de chuvas vem aí e também neste ano nada foi feito pela Pompeia, mesmo com muito dinheiro parado nos cofres da Operação Urbana. Espero que esse estudo se transforme em obra”, afirma Antonietta, que há anos luta pela realização de obras antienchente na Pompeia.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA